Você sabe o que é Marketplace?

6 de novembro de 2018

Você sabe o que é Marketplace? Entenda a diferença desse tipo de plataforma para um e-commerce e saiba como ele pode ajudá-lo a vender mais na internet!

Embora seja muito confundido com o e-commerce, o Marketplace é uma plataforma diferente. Ainda assim, ele exerce uma grande importância em quem deseja aumentar o faturamento com as vendas pela internet.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler este artigo!

O que é Marketplace

O Marketplace também é uma plataforma que tem como objetivo vender produtos na internet.

No entanto, ao passo que o e-commerce é uma loja virtual própria, ou seja, em que a empresa vende exclusivamente seus próprios produtos e serviços, no Marketplace a plataforma mediada por um terceiro. Assim, vários lojistas podem se cadastrar e vender os seus produtos.

Um exemplo atual seria o site das Lojas Americanas. Além dos produtos que a própria rede distribui, é possível que qualquer outra empresa ou pessoa cadastre-se e também comercialize os seus itens.

Como vender em um Marketplace

Uma das grandes vantagens de vender em um Marketplace é que o processo é bastante simples. De forma geral, basta fazer um cadastro da empresa e dos produtos.

Com isso, os itens começam a aparecer para os usuários do site e você já estará apto a vender.

No entanto, é importante estar atento ao fato de que o Marketplace cobra uma comissão por cada venda. Normalmente, o valor varia de 9,5% a 30% por cada venda realizada. Sendo que a porcentagem varia de acordo com a visibilidade dos produtos desejada dentro do Marketplace.

Outro ponto a se prestar atenção é que é preciso seguir as regras estabelecida pelo site. Caso, contrário, poderá ser retirado da plataforma.

As vantagens do Marketplace

Mas se a sua empresa já tem um e-commerce, por que se preocupar em vender também pelo Marketplace?

Primeiro porque uma plataforma do tipo dará uma visibilidade à sua loja que dificilmente seria conquistada apenas com o e-commerce. A não ser que a sua marca já tenha uma força grande no mercado ou que haja à disposição uma grande verba de Marketing, é bastante árduo conseguir uma exposição no nível das Lojas Americanas, por exemplo.

Consequentemente, a escalabilidade do negócio é facilitada. Afinal, você não fica limitado à estrutura do e-commerce ou aos investimentos de divulgação para captar novos clientes.

Falando em novos clientes, o Marketplace também ajuda bastante nesse sentido. Como você está anunciando e vendendo seus produtos em um site já conhecido, a confiança dos clientes é maior.

Com isso, fica mais fácil de atrair novos clientes e, inclusive, de conquistar a fidelidade deles.

Como integrar e-commerce com Marketplace

É importante dizer que uma estratégia baseada em um e-commerce e em um Marketplace é altamente poderosa para conquistar os mercados e vender mais pela internet. Afinal, você estará usando duas plataformas com propostas diferentes e, assim, terá uma abordagem mais integrada.

Para isso, é fundamental que você tenha uma consistência e mantenha uma identidade visual em ambos os canais. Assim, você garante uma experiência positiva ao cliente e consegue fixar a sua marca, independentemente da onde a compra foi realizada.

Também é importante garantir que as vendas do e-commerce e do Marketplace se conversem. Caso contrário, você começará a vender produtos que não tem em estoque e poderá arruinar a reputação da marca.

Para tanto, é vital integrar o e-commerce com o Marketplace. Assim, ambas as plataformas atuarão seguindo os mesmos padrões e você conseguirá uma visão mais realista e integrada do negócio. Quer entender melhor como fazer essa integração? Então, conheça os benefícios de utilizar o AnyMarket para integrar sua loja com Marketplaces.

    

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