7 sinais de que sua empresa precisa melhorar o controle de vendas

29 de outubro de 2018

Sinais de que sua empresa precisa melhorar o controle de vendas: Será que a sua empresa não está crescendo justamente porque os processos são confusos e ineficazes? Veja alguns indicadores de que é preciso implementar uma mudança no controle de vendas o mais rápido possível!

Organização, foco e planejamento são as palavras de ordem para qualquer atividade de uma empresa. E, quando o assunto são as vendas, essa realidade não poderia ser diferente.

Será que o crescimento da sua empresa não está sendo prejudicado justamente porque vocês não dão atenção ao controle de vendas?

Continue com a leitura desse artigo e entenda melhor a importância dessa atividade tão benéfica para o negócio!

O que é controle de vendas?

Vender bem não é sinônimo de realizar um alto número de contatos e visitas. Pelo contrário, focar apenas no volume é justamente o que faz com que muitas empresas não cresçam de forma sustentável.

O controle de vendas nada mais é do que acompanhar e monitorar todas as etapas do processo de vendas. Ou seja, desde o momento do primeiro contato com o prospect até a transação final.

Por meio dele, é possível tornar todo o processo de vendas muito mais ágil e eficaz. Afinal, a importância do controle de vendas está justamente em entender a fundo os clientes e as atividades que devem ser realizadas para aumentar a conversão.

Sinais de que é preciso melhorar o controle de vendas

Tenha em mente que controlar o processo de vendas é sinônimo de garantir mais previsibilidade e produtividade. Por isso, essa é uma atividade que não pode ser negligenciada de forma alguma!

Veja se a sua empresa se enquadra em algumas dessas situações e comece hoje mesmo a dar mais atenção para o controle de vendas:

1 – Excesso de planilhas e documentos para acompanhar as vendas

Na sua empresa é comum que cada vendedor faça o seu próprio controle da carteira de clientes? Quando chega na época de fechamento, vocês demoram muito mais para juntar todos os documentos do que para discutir as estratégias?

Esse é o primeiro grande alerta para um controle de vendas ineficaz e ultrapassado.

Depender de planilhas, e-mails e documentos impressos abre margem para erros e esquecimentos. Além disso, a informação fica restrita à poucas pessoas da empresa, dificultando o acompanhamento e a análise de resultados.

Como um sistema de força de vendas impacta positivamente seu negócio?

2 – Baixa produtividade

Muitas vezes, a baixa produtividade da equipe é consequência de processos mal estruturados e grande perda de tempo com atividades manuais.

Será que a sua equipe de vendas não está batendo as metas justamente porque recebe informações imprecisas? Ou, então, porque demora muito tempo para encontrar os dados que precisa para realizar as atividades?

3 – Informações confusas e inconsistentes

Falando em informações confusas, esse é outro grande sinal de que a sua empresa está falhando no controle de vendas.

Informação é poder. E, especialmente nos dias de hoje, conseguir organizar e analisar os dados certos faz toda a diferença para estratégias de alto desempenho.

Além disso, quando as informações e processos são confusos, aumenta a incidência do retrabalho. Um dos grandes gargalos da produtividade nas empresas.

4 – Processos demorados e ineficazes

Muitas vezes, na ânsia de melhorar a produtividade, as empresas começam a implementar inúmeros processos complexos. Com isso, realizar uma tarefa simples se torna algo demorado e ineficaz.

Nesses casos, a solução pode estar justamente em aprimorar os processos que já existem e automatizar tarefas. Afinal, não é a quantidade que importa aqui, e sim, a eficácia do que está sendo feito.

5 – Falta de controle de estoque

Esse pode parecer um tópico bobo, no entanto, ainda é grande o número de empresas que não consegue vender mais justamente porque o estoque não é controlado da forma que deveria ser.

Esse é um trabalho que precisa ser feito em tempo real e com um planejamento bastante redondo. Caso contrário, a sua equipe não terá o que vender. E, tampouco, você poderá exigir resultados melhores.

6 – Dificuldade para encontrar os erros

Onde estão os principais gargalos do seu processo de vendas? Se você demorou para responder a essa pergunta é porque o controle está defasado.

O controle de vendas é sinônimo de otimização e planejamento também. Sem um acompanhamento de perto das atividades é impossível identificar falhas. E, consequentemente, vocês jamais conseguirão melhorar.

7 – Constante imprevisibilidade

Quando não conseguimos prever as vendas ou o faturamento torna-se impossível dimensionar o investimento necessário para a empresa crescer.

E, se essa é uma tarefa que vocês têm dificuldade em realizar, é sinal de que o controle de vendas precisa ser revisto!

Tenha em mente que controle é sinônimo de tornar os processos mais otimizados e trazer mais resultados. E não engessar o trabalho da equipe ou dificultar ainda mais o crescimento da empresa!

    

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