Saiba mais sobre o flat design no e-commerce

12 de dezembro de 2018

Já ouviu falar em Flat Design no e-commerce? Conheça essa tendência minimalista que tem o poder de aumentar o engajamento e atrair clientes para a sua loja virtual!

Sabe aquela máxima já conhecida de que menos é mais? Saiba que ela já está virando uma daquelas orientações para loja virtual que faz toda a diferença para atrair clientes e vender mais.

O Flat Design no e-commerce, como é conhecido, tem feito com que a simplicidade encante o cliente. Ao contrário do que muitos imaginam. Parece um conceito estranho para você? Então, não deixe de ler este artigo e entender melhor a importância do design no e-commerce!

Conheça o Flat Design

Em tradução livre, Flat Design significa “design plano”. Ou seja, este tipo de design no e-commerce preza pelo minimalismo e não traz elementos tão rebuscados, texturas ou sombras.

O Flat Design, assim, é caracterizado por cores chapadas, por tipografia simples e nítidas e por contrastes bons. Com isso, a estética fica agradável, mas não interfere no entendimento do conteúdo apresentado.

Por fim, o Flat Design preza para que o cliente navegue de forma intuitiva e agradável, uma vez que organiza as informações por meio de ícones e botões.

As principais características do estilo

A filosofia do “menos é mais” é o que guia o Flat Design. Nele, técnicas como sombras e gradientes são deixados de fora. Ao mesmo tempo, cores mais intensas e saturadas são priorizadas para compensar o design mais minimalista.

No Flat Design, os elementos da loja virtual também contam com formas e estruturas simples. Ou seja, é muito comum de observar quadrados e círculos em uma página do tipo.

Por ter uma interface mais clean, a tipografia exerce um papel maior no Flat Design. Com isso, as escolhas das fontes tendem a pender para grafias com pesos finos a médios.

Por que usar o Flat Design no e-commerce?

A internet está em constante mudança. Por isso, nada mais natural do que o surgimento de novas frentes de design e o desuso de outras.

O Flat Design surgiu muito como uma resposta à adesão aos smartphones. Atualmente, está mais comum navegarmos e comprarmos pelo celular. Por isso, a navegação precisa ser simples, intuitiva e agradável em telas menores.

Nesse sentido, o Flat Design também ajuda no carregamento das páginas. Como os elementos visuais são mais simples, a loja se torna mais rápida e leve.

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A forma como as cores e a tipografia são usadas no Flat Design também ajuda a comunicar os diferenciais e atributos do produto de maneira mais eficaz.

Os contrastes das cores criam fronteiras visuais e, assim, se torna mais fácil de identificar os elementos ou chamar atenção para os pontos desejados na loja. De forma geral, o Flat Design abre as portas para um design no e-commerce mais focado no conteúdo. Assim, o cliente não se distrai com outras tarefas e direciona a sua atenção para aquilo que é apresentado.

O Flat Design ainda colabora (e muito) para melhorar o engajamento do usuário no site. Com isso, a marca transmite mais confiança e consegue criar conexões com os clientes. E alcançar esse tipo de estágio é o que realmente faz a diferença para encantar e vender.

Tenha em mente que o design no e-commerce assume um papel tão ou mais importante quanto os demais elementos, como o portfólio de produtos e os preços. Por isso, ele jamais deve ser deixado de lado.

Que tal conhecer ainda mais sobre esse tema tão essencial? Leia o nosso artigo sobre a importância do design no e-commerce aqui!

    

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