Saiba como reduzir os custos e aumentar o lucro da sua empresa

13 de março de 2019

Aprenda como reduzir os custos e aumentar o lucro  na área de vendas sem comprometer os resultados da sua empresa com este artigo.

 

Reduzir custos e aumentar vendas é o grande desafio das empresas de todos os portes e segmentos. Afinal, a redução de custos é uma estratégia importante para melhorar a competitividade do negócio.

Ainda assim, cortar gastos é uma atividade que deve ser feita de maneira focada e com grande planejamento. Caso contrário, investimentos e áreas importantes da empresa podem ser afetadas! Fazendo com que as vendas caiam ao invés de aumentar.

Como fazer, então, para reduzir os custos certos e, ainda assim, aumentar as vendas? Siga com a leitura e descubra!

Por que reduzir os custos na área de vendas

Normalmente, a equipe de vendas raramente entra na lista do corte de gastos. Afinal, é dessa área que sai a receita do negócio.

No entanto, em um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental que todas as áreas da empresa passem por uma análise criteriosa. Mesmo porque, de nada adianta que a equipe de vendas receba altos investimentos se os resultados não são coerentes e não trazem lucratividade.

O grande segredo aqui está em otimizar os custos. Assim, é possível reduzir os excessos sem que os resultados de vendas sejam prejudicados.

Como resultado, é possível contar com uma equipe de vendas altamente produtiva, além de negócios fechados com margens de lucros muito mais interessantes.

 

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Para tanto, é preciso focar naquilo que não afete a percepção do cliente e não comprometa o trabalho da equipe.

Assim, é possível manter investimentos importantes ao mesmo tempo em que são eliminados gastos que não trazem o resultado esperado.

Como cortar os gastos sem prejudicar os resultados

1 – Invista no pré e no pós-vendas

Existem duas grandes verdades na área de vendas: clientes fiéis compram mais e, portanto, são mais lucrativos, e o atendimento personalizado é um diferencial importante no mercado atual.

Ao tomar essas duas máximas como base para todas as decisões da área, inclusive o corte de gastos, fica mais fácil de entender onde os investimentos devem estar.

Trabalhar muito bem o atendimento desde o primeiro contato do potencial cliente até após o fechamento da venda é o que vai fazer com que a sua empresa se destaque no mercado.

Para tanto, pense em maneiras de apresenta e divulgar o produto de forma a sanar as dúvidas dos potenciais clientes.

Depois, mantenha um relacionamento próximo e volte os olhares a novas formas de entregar mais valor ao que foi vendido.

Com isso, é possível reduzir os custos da área ao mesmo tempo em que se ganham diferenciais e, consequentemente, a lucratividade aumenta.

2 – Entenda o seu mercado e clientes de verdade

Trabalhar com base em achismos e em percepções subjetivas gera uma grande perda de tempo e de dinheiro. Afinal, quando não há um entendimento claro do mercado, todas as decisões são tomadas no calor do momento e corrigidas com base na tentativa e erro.

Enquanto você não tiver um conhecimento profundo do setor e do perfil de clientes, será impossível realizar um corte de gastos adequados.

Por isso, dedique um tempo a fazer essa análise e a entender o que o seu cliente percebe como valor.

Muitas vezes, é possível promover mudanças simples e que vão trazer resultados extraordinários apenas fazendo esse estudo prévio.

3 – Mantenha as equipes alinhadas

Raramente as equipes de vendas e de marketing caminham lado a lado. Normalmente, inclusive, os times se tratam como rivais dentro da empresa, o que prejudica o trabalho de ambos os lados.

Manter as áreas em sinergia, compartilhar metas e definir muito bem as funções faz toda a diferença para reduzir os gastos e melhorar a produtividade. Com isso, há um esforço muito menor para atingir os mesmos objetivos.

4 – Avalie os resultados

Por fim, avaliar constantemente as atividades e os resultados é o melhor caminho para reduzir custos nos lugares certos.

Com esse monitoramento, é possível entender o que dá certo e o que está abaixo das expectativas. Além disso, a agilidade para aproveitar oportunidades é muito maior.

Será que a sua equipe não está pecando justamente no controle de vendas? Leia este artigo e descubra se não é o momento de dar mais atenção para essa atividade!

    

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