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Saiba como gerar leads qualificados para seu e-commerce

23 de setembro de 2019

Aprenda como gerar Leads qualificados para seu e-commerce com essas 5 dicas simples e aumente as vendas do seu negócio!

Você sabe o que é Lead? O Lead é um cliente em potencial. Normalmente, ele surge justamente porque demonstrou interesse no negócio ou produto e, portanto, gostaria de se informar mais sobre o assunto.

A geração e gestão de Leads no e-commerce é fundamental para que a empresa venda mais e de uma maneira eficaz e ágil. Afinal, é muito mais fácil de vender para um público que já tem algum interesse na loja do que para pessoas que jamais ouviram falar da marca.

Quer entender melhor como gerar Leads qualificados para seu e-commerce e faturar mais? Então, veja as dicas a seguir!

 

O que é um Lead?

Antes de tudo, é importante entender melhor o que é um Lead e como ele é gerado.

O Lead representa uma oportunidade de venda para o e-commerce. Normalmente, ele fornece suas informações de contato, como nome e telefone, em troca de alguma oferta ou informação de valor, como um teste grátis ou um conteúdo.

Dessa forma, o Lead é uma pessoa que já demonstrou algum interesse no negócio ou no produto e, portanto, gostaria de receber mais informações, ofertas ou novidades sobre o tema.

 

Como qualificar Leads em um e-commerce

 

  1. Defina as suas personas

O Lead é um “contato quente” para o seu e-commerce. Por isso, ele compreende pessoas que estão dentro do perfil de cliente desejado.

O primeiro passo para gerar e qualificar Leads, então, é entender a fundo quem são as personas da sua loja. Ou seja, além do perfil demográfico, você precisa saber o que essas pessoas buscam, quais suas dores e o que elas consideram como valor.

 

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Para levantar essas informações, use os dados dos clientes atuais do seu e-commerce e pesquisas de mercado. Quanto mais detalhadas forem as suas personas, mais simples ficará de captar Leads qualificados.

 

  1. Aposte em conteúdo de qualidade

Muito tem se falado a respeito do Marketing de Conteúdo, no entanto, são poucas as marcas que realmente investem em publicações exclusivas e que tenham o poder de ajudar suas personas.

O segredo aqui é descobrir qual o formato (vídeo, texto, fotos) e os temas que despertam o interesse do seu público. Com isso, os seus conteúdos realmente farão alguma diferença na vida dessas pessoas.

Outra dica bacana é usar o gatilho mental da reciprocidade. Ou seja, ofereça algo gratuitamente, como e-books ou webinars, em troca dos dados dos seus Leads.

 

  1. Use o poder dos seus atuais clientes

Nada mais eficaz do que a indicação de um amigo sobre um e-commerce ou uma marca. Portanto, essa é uma poderosa maneira de conseguir captar Leads altamente qualificados e ainda reconhecer e fidelizar clientes atuais.

Nesse sentido, promoções como “indique 3 amigos e ganhe algo” são bastante valiosas. Com isso, você consegue captar novos Leads ao mesmo tempo em que aumenta a recorrência de compra no e-commerce.

 

  1. Foque na simplicidade

Em um ambiente digital, os seus Leads serão provenientes de cadastros e formulários. Portanto, é fundamental simplificar ao máximo a vida das pessoas para que elas não desistam no meio do caminho.

Priorize formulários curtos e objetivos, coletando apenas as informações mais importantes para a sua empresa. Pense que, quanto mais longo for o cadastro, mais fácil será de as pessoas não terminarem de preenche-lo.

 

  1. Tenha um e-commerce focado em geração de Leads

Por fim, vale a pena dar uma revisada na sua loja virtual e entender onde seria interessante incluir botões de ação e chamadas para captar Leads, além da página inicial. 

Você pode disponibilizar conteúdos em páginas de produtos, banners e no blog, convidando os visitantes a se inscreverem.

Quanto mais opções você oferecer para que o visitante faça um cadastro, maiores as chances de ele o fazer. Apenas tome cuidado para não fazer isso de uma maneira insistente ou invasiva.

Agora que você já sabe como gerar Leads qualificados para seu e-commerce, está na hora de aprender a como transformá-lo em um cliente. Não deixe de ler estes dos artigos e entender sobre a jornada de compras e o funil de vendas, que vão ajuda-lo com essa tarefa:

Saiba como construir um funil de vendas

 O que é jornada de compra

    

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