Saiba como construir um funil de vendas

12 de agosto de 2019

Entenda o que é o funil de vendas e como você pode construir o seu para tornar o processo de vendas mais rápido e eficaz!

 

O funil de vendas representa todas as etapas pelas quais um lead passa até se tornar um cliente. Com ele, é possível entender melhor qual o caminho que um cliente percorre, assim como seus gatilhos e problemas.

Como resultado, uma empresa que conhece e trabalha bem o seu funil de vendas, consegue direcionar melhor os investimentos. E, assim, obter resultados maiores e mais rápidos.

Quer entender como funciona o funil de vendas e como usá-lo a seu favor? Então, siga com a leitura!

 

O que é funil de vendas

O funil de vendas mostra a jornada de um cliente, desde o seu primeiro contato com a empresa até a compra. 

Também conhecido como pipeline, este é um modelo estratégico composto por algumas etapas e gatilhos. Portanto, seu objetivo é dar mais suporte à jornada de compra das personas de um negócio.

 

Entenda o que é jornada de compra e a sua importância

 

Imagine que todos nós passamos por um processo desde que identificamos uma necessidade/problema até o momento de tomarmos uma atitude e comprarmos algo. E o funil de vendas ajuda justamente a monitorar e a compreender este processo para, assim, fazer com que o potencial cliente siga pelas etapas e se torne um comprador.

 

As etapas do funil de vendas

Topo do funil

O topo do funil representa o momento em que as suas personas identificam um problema a ser resolvido que, até então, era desconhecido. Portanto, esse é o momento da tomada de consciência que, normalmente, é despertada após um primeiro contato com a empresa.

Aqui, o seu papel enquanto marca é de educar este potencial cliente e mostrar que ele pode ter o seu problema solucionado. Para tanto, podem ser usados conteúdos ricos, como eBooks e infográficos.

 

Meio do funil

Neste momento, já estamos lidando com leads que buscam entender melhor como podem resolver suas necessidades. Portanto, este é o momento de ajuda-los com dicas, técnicas e informações.

Vale dizer, no entanto, que ainda não é hora de apresentar preços e produtos, apenas amadurecer um pouco mais os leads para, depois, entrar nos detalhes.

 

Fundo do funil

Agora sim os leads foram qualificados e tornaram-se oportunidades. Este é o momento em que o time de vendas pode fazer uma abordagem ativa e você pode mostrar os diferenciais da empresa.

Uma boa dica é mostrar casos de sucesso e, até mesmo, depoimentos dos clientes para transmitir confiança e fechar negócio!

 

Como construir um funil de vendas

Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas, é chegado o momento de colocar a mão na massa. 

O primeiro passo é identificar qual a jornada de compras dos seus atuais clientes. Para tanto, peça informações da equipe comercial e de atendimento e realize pesquisas para entender quais os desejos e dificuldades dos clientes ao longo do processo.

Feito isso, defina quais os principais marcos que fazem com que o cliente saia de um estágio e vá para o outro. Por exemplo, em qual momento o lead entende que precisa buscar uma solução para o seu problema? Ele chega à essa conclusão sozinho ou precisa de um “empurrão”?

 

Como construir uma equipe de representantes comerciais eficientes no mercado de moda

 

Por fim, organize as informações em etapas para montar o seu funil de vendas. Dessa forma, ficará mais fácil entender quais são os gatilhos e as necessidades dos clientes. Bem como o momento em que os leads deixam de ser tarefa do Marketing e se tornam responsabilidade da equipe de Vendas.

Como resultado, ficará muito mais fácil de captar leads qualificados e de fechar as vendas, uma vez que os contatos chegarão mais “prontos” para a sua equipe fechar negócio!

Quer entender melhor qual a diferença entre funil de vendas e jornada de compras? Então, leia este artigo.

    

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