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Como utilizar as redes sociais para fazer um bom atendimento aos clientes?

1 de agosto de 2016

Estar à frente de uma empresa é uma tarefa difícil. É preciso identificar no mercado as melhores oportunidades de investimento e saber conquistar resultados. Pensando nisso, precisamos avaliar a atual condição do mercado: você já percebeu que as pessoas tendem a fazer pesquisas de opinião para descobrir se comprarão ou não um determinado produto ou serviço?

Estar presente nas redes sociais é uma forma de ser achado no momento dessa pesquisa. O usuário quer identificar aquelas empresas que são capazes de responder aos seus clientes da forma mais proativa e rápida possível, sempre com o foco em resolver os problemas!

Por isso, você precisa entender como utilizar as redes sociais para realizar um bom atendimento aos seus clientes. Separamos algumas dicas para você, vamos lá?

Esteja nas redes sociais certas

Um dos erros mais comuns de redes sociais é estar nos canais errados. Algumas empresas tendem a querer investir em todas as redes sem considerar que, na verdade, deveriam dedicar seus esforços apenas naquelas em que o seu público realmente está.

Por isso, ao fazer a sua pesquisa de mercado para identificar os seus clientes potenciais, você precisa considerar também a informação sobre as redes sociais. Em quais delas eles se encontram? Em quais eles buscam informações sobre empresas? O Facebook é curinga por ser a rede social mais utilizada no mundo, o LinkedIn é indicado para buscar parceiros e estabelecer relações profissionais, e o Instagram é ótimo para negócios ligados à moda, por exemplo. E, tendo esses dados em mãos, você saberá em quais redes precisa investir.

Seja proativo e tenha um atendimento diferenciado

Um dos maiores diferenciais das empresas nas redes sociais é o atendimento. Por isso, você precisa ter um atendimento bem consultivo e proativo. Sempre responda com rapidez, focando na resolução do problema.

Se for você o responsável por resolver aquela questão, o faça de prontidão. Caso seja um outro setor, tenha um processo de envio de pergunta e recebimento de resposta bem otimizado para que o cliente não espere por muito tempo.

 

como atender os clientes pelas redes sociais?

Saiba definir uma linguagem que condiz com a sua empresa

Um grande problema das redes sociais é não conseguir definir a linguagem da empresa. O conceito empresarial deve estar presente no nome, no logotipo, na missão, na visão, nos valores e, por último mas não menos importante, na linguagem.

Defina a forma de abordagem da sua empresa e garanta que as redes sociais serão coerentes com esse diálogo.

Nunca delete reclamações e problemas

Outro erro muito comum no investimento em redes sociais é deletar os comentários ruins. Apesar de parecer incômodo para a empresa, é interessante ter esse tipo de comentário na sua página para mostrar aos visitantes que, mesmo em momentos de problemas e insatisfação, sua empresa é capaz de resolver e satisfazer o cliente.

O recomendado nesses casos é pedir desculpas e convidar o autor do comentário a ter uma conversa no chat privado, para que a situação seja resolvida. Uma vez resolvida, interessante voltar nesse mesmo comentário e compartilhar a solução publicamente com o autor. Esse registro ficará visível para os novos usuários.

Uma curiosidade a respeito dessa prática é que, muitas vezes, os autores de comentários negativos acabam se tornando defensores da marca, pois ficam satisfeitos com a agilidade da resolução do problema e sua confiança na empresa passa a ser mais forte!

Desenvolva ações de engajamento e sempre responda aos comentários, sejam eles bons ou ruins

Apesar das redes sociais não serem ferramentas de vendas, elas são a chave para o aumento do número de clientes. Com um bom relacionamento proveniente do uso dessas redes, os seguidores e outros visitantes da página perceberão a proatividade e atenção que a sua empresa dá aos clientes e prospects. A partir daí, você começa a ganhar pontos para se destacar dos seus concorrentes, fazendo com que sua empresa passe a ser a primeira opção na mente do consumidor.

Ainda tem alguma dúvida sobre como utilizar as redes sociais ou quer saber de outras novidades que prometem alavancar seu negócio? Assine nossa newsletter e receba os conteúdos em primeira mão!

    

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