Por que você deve investir no teste A/B no seu e-commerce

12 de novembro de 2018

Por que você deve investir no teste A/B no seu e-commerce: Conheça o teste A/B e saiba como aplica-lo em seu e-commerce para entender melhor o comportamento dos clientes e vender mais!

O teste A/B no e-commerce é uma das principais técnicas para melhorar a taxa de conversão. Afinal, ele permite analisar na prática o que dá ou não certo para o seu público no ambiente online.

Mesmo com a sua eficácia comprovada, porém, ainda são poucas as empresas que realizam o teste A/B. Será que você não está perdendo vendas justamente por isso?

Continue com a leitura e entenda melhor o que é e como usar o teste A/B para aumentar as vendas no e-commerce!

Entenda o que é teste A/B

O teste A/B consiste em criar duas versões de uma mesma página ou peça de comunicação com pequenas mudanças entre elas.

Com isso, é possível colocar ambas em veiculação para entender melhor o comportamento do público. E, assim, implementar otimizações para melhorar os resultados.

Em um e-commerce, o teste A/B consiste em, por exemplo, colocar no ar duas páginas de compra de um mesmo produto, mudando a cor do botão “comprar”. Ou, então, mudando a localização do botão ou variando qualquer outro elemento da página.

Assim, uma parte do público irá ver a página “original” e outra parte verá a página com a variação por um determinado período.

Ao fim do teste, você poderá comparar o desempenho de ambas as páginas para entender se houve diferença nos resultados. Se sim, a mudança pode ser implementada em todo e-commerce.

Por que investir no teste A/B

O teste A/B é uma técnica que permite melhorar a performance do e-commerce com base em dados. Ou seja, você tem a oportunidade de avaliar na prática o que aumenta as vendas da loja e, assim, conseguir resultados maiores sem perder muito tempo ou dinheiro.

Além disso, o teste A/B é fundamental para melhorar a experiência do usuário dentro do seu e-commerce. Por meio dele, é possível deixar as informações e os elementos mais claros e atrativos.

No final das contas, realizar testes A/B é o que fará o seu e-commerce ficar cada vez melhor e se destacar dos concorrentes!

Dicas para fazer um teste A/B no e-commerce

Antes de tudo, é importante ressaltar que não são apenas as grandes mudanças que têm o poder de melhorar o seu e-commerce. Muitas vezes, mudar a cor ou a posição de um elemento já pode trazer resultados bastante significativos.

Outro ponto importante é que o teste A/B deve ser realizado com pequenas mudanças de cada vez. Afinal, é isso que permitirá isolar os elementos para entender o que fez ou não a diferença.

1 – Página de checkout

A página de checkout é decisiva para o e-commerce. Por isso, esse é um excelente local para aplicar o teste A/B.

Você pode avaliar pontos como:

  • O texto da página;
  • A ordem de apresentação das informações;
  • O impacto de informações como frete e prazo.

 

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2 – Imagens e textos dos produtos

Em um e-commerce, o texto e as fotos dos produtos são a sua vitrine e os seus vendedores. Por isso, é importante ficar atento a eles.

Aqui, você pode analisar quando vídeos trazem mais resultados que imagens ou qual o tamanho das fotos que converte mais.

No descritivo dos produtos, analise a formatação das informações e o conteúdo. Usar ou não ícones nos textos também pode alterar os resultados.

3 – Formulário de cadastro

Esse costuma ser um gargalo em muitos e-commerces. Afinal, cadastros longos e confusos podem levar as pessoas a desistirem da compra.

Teste a disposição dos campos no formulário, assim como a quantidade de informações solicitadas. Muitas vezes, indicar quais os campos obrigatórios e quais os opcionais também pode fazer a diferença.

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados e entender quais versões dos testes gera uma taxa de conversão maior. E, se você ainda tem dúvidas sobre como calcular esse importante indicador, não deixe de ler este artigo sobre o tema!

    

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