Por que você deve investir no teste A/B no seu e-commerce

12 de novembro de 2018

Por que você deve investir no teste A/B no seu e-commerce: Conheça o teste A/B e saiba como aplica-lo em seu e-commerce para entender melhor o comportamento dos clientes e vender mais!

O teste A/B no e-commerce é uma das principais técnicas para melhorar a taxa de conversão. Afinal, ele permite analisar na prática o que dá ou não certo para o seu público no ambiente online.

Mesmo com a sua eficácia comprovada, porém, ainda são poucas as empresas que realizam o teste A/B. Será que você não está perdendo vendas justamente por isso?

Continue com a leitura e entenda melhor o que é e como usar o teste A/B para aumentar as vendas no e-commerce!

Entenda o que é teste A/B

O teste A/B consiste em criar duas versões de uma mesma página ou peça de comunicação com pequenas mudanças entre elas.

Com isso, é possível colocar ambas em veiculação para entender melhor o comportamento do público. E, assim, implementar otimizações para melhorar os resultados.

Em um e-commerce, o teste A/B consiste em, por exemplo, colocar no ar duas páginas de compra de um mesmo produto, mudando a cor do botão “comprar”. Ou, então, mudando a localização do botão ou variando qualquer outro elemento da página.

Assim, uma parte do público irá ver a página “original” e outra parte verá a página com a variação por um determinado período.

Ao fim do teste, você poderá comparar o desempenho de ambas as páginas para entender se houve diferença nos resultados. Se sim, a mudança pode ser implementada em todo e-commerce.

Por que investir no teste A/B

O teste A/B é uma técnica que permite melhorar a performance do e-commerce com base em dados. Ou seja, você tem a oportunidade de avaliar na prática o que aumenta as vendas da loja e, assim, conseguir resultados maiores sem perder muito tempo ou dinheiro.

Além disso, o teste A/B é fundamental para melhorar a experiência do usuário dentro do seu e-commerce. Por meio dele, é possível deixar as informações e os elementos mais claros e atrativos.

No final das contas, realizar testes A/B é o que fará o seu e-commerce ficar cada vez melhor e se destacar dos concorrentes!

Dicas para fazer um teste A/B no e-commerce

Antes de tudo, é importante ressaltar que não são apenas as grandes mudanças que têm o poder de melhorar o seu e-commerce. Muitas vezes, mudar a cor ou a posição de um elemento já pode trazer resultados bastante significativos.

Outro ponto importante é que o teste A/B deve ser realizado com pequenas mudanças de cada vez. Afinal, é isso que permitirá isolar os elementos para entender o que fez ou não a diferença.

1 – Página de checkout

A página de checkout é decisiva para o e-commerce. Por isso, esse é um excelente local para aplicar o teste A/B.

Você pode avaliar pontos como:

  • O texto da página;
  • A ordem de apresentação das informações;
  • O impacto de informações como frete e prazo.

 

manual de como ter um ecommerce b2b de sucessopsd

 

2 – Imagens e textos dos produtos

Em um e-commerce, o texto e as fotos dos produtos são a sua vitrine e os seus vendedores. Por isso, é importante ficar atento a eles.

Aqui, você pode analisar quando vídeos trazem mais resultados que imagens ou qual o tamanho das fotos que converte mais.

No descritivo dos produtos, analise a formatação das informações e o conteúdo. Usar ou não ícones nos textos também pode alterar os resultados.

3 – Formulário de cadastro

Esse costuma ser um gargalo em muitos e-commerces. Afinal, cadastros longos e confusos podem levar as pessoas a desistirem da compra.

Teste a disposição dos campos no formulário, assim como a quantidade de informações solicitadas. Muitas vezes, indicar quais os campos obrigatórios e quais os opcionais também pode fazer a diferença.

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados e entender quais versões dos testes gera uma taxa de conversão maior. E, se você ainda tem dúvidas sobre como calcular esse importante indicador, não deixe de ler este artigo sobre o tema!

    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Tags

Abandono de carrinho no e-commerce atendimento ao cliente. aumentar as vendas aumentar as vendas no e-commerce aumentar conversões no e-commerce. aumentar vendas no e-commerce. aumentar vendas. automação de força de vendas automação de marketing automação de vendas Benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente benefícios do sistema CRM comercio eletrônico no brasil como aumentar a conversão do e-commerce como calcular a curva AB como calcular taxa de conversão no e-commerce como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce como funciona a gestão de vendas como otimizar processos como otimizar processos na sua empresa Como uma landing page pode aumentar suas conversões no e- commerce controle de estoque conversão desempenho de indicadores de performance no e-commerce Design design no e-commerce design personalizado design personalizado no e-commerce design ui design ux dicas de como fazer a gestão de equipe de vendas dicas de como otimizar processos na sua empresa dicas de SEO no e-commerce. dicas para aumentar conversão do seu e-commerce diferença entre métrica e KPI diferença entre realidade virtual e realidade aumentada Diferenças entre plataforma de e-commerce B2B e B2C e-commerce e-commerce 2019 e-commerce B2B E-commerce B2C equipe de vendas erros da gestão de vendas estoque no e-commerce estoque. estratégia de e-commerce Facebook flat design Flat design no e-commerce força de vendas gestão de estoque no e-commerce gestão de vendas importância do controle de vendas importância do design no e-commerce importância do design para sua loja virtual inbound marketing instagram integrar e-commerce com marketplace inteligência artificial jornada de compra landing page loja virtual marketing de moda marketing digital marketplace metas de vendas métricas no e-commerce mitos da transformação digital nas empresas motivos para investir em uma loja virtual o que é AnyMarket o que é controle de vendas O que é curva ABC O que é desconto progressivo o que é gestão de vendas O que é google shopping o que é KPI o que é marketplace o que é métrica O que é SEO O que é taxa de conversão no e-commerce o que é um sistema CRM o que é um sistema ERP organização na empresa otimizar processos porque investir no teste A/B principais KPIs no ecommerce quais as vantagens do google shopping qual a diferença entre CRM e ERP qual a importância da curva ABC qual a importância do CRM para sua empresa. qual a importância do ERP para sua empresa qual a importância do SEO no e-commerce quando usar o desconto progressivo Realidade aumentada realidade aumentada no e-commerce. realidade virtual redes sociais redução de custos reduzir custos e aumentar vendas sinais de que é preciso melhorar o controle de vendas sistema CRM sistema de força de vendas sistema de gestão sistema para representantes snapchat tendências para o e-commerce 2019 teste A/B teste A/B no e-commerce vantagens de um e-commerce. vendas

Mais Vistos

30856
30061
22147
15169