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Otimizando o funil de vendas: 4 melhores estratégias que você deve utilizar!

7 de novembro de 2016

marketing digital atua em um ótimo espaço para expandir seus negócios nos canais de Internet. Mas para poder conquistar leads e transformá-los em clientes é preciso criar um funil de vendas eficiente. Os usuários (visitantes dos sites e redes sociais) acabam conhecendo a empresa e sua marca, e aos poucos começam a interagir e aumentar as chances de se tornarem clientes. Isso acontece porque otimizando o funil de vendas você leva os leads a avançarem e também eventualmente desperta o desejo neles, levando-os à compra.

Quem busca melhores resultados, precisa aprender a aperfeiçoar o seu funil de vendas com essas quatro melhores estratégias abaixo.

Otimizando o funil de vendas: faça testes A/B

A primeira estratégia é através de testes A/B. Com eles é possível descobrir quais são as melhores ferramentas e o layout de site que agrada os usuários e gera mais conversão de leads.

Em outras palavras, o teste A/B é feito com opções de interface diferentes, onde é escolhido e adaptado àquele que possui maior aceitação dos usuários, identificando qual versão possui maior tráfego. Além do layout, o teste também apresenta quais CTAs são melhores para o seu público. E por falar neste artifício…

Elabore bons CTAs

Calls to action, ou chamadas para ação, são instrumentos para gerar leads, ou seja, fazer com que o usuário realize alguma ação dentro de sua página: comentar, curtir, assinar newsletter ou qualquer outra ideia que você lhe apresente.

Quando bem elaboradas, são capazes de gerar uma lista de e-mails de possíveis clientes para os seus negócios, o que possibilita inúmeras oportunidades de crescimento para sua empresa. Existem outras formas de aplicar boas chamadas, como, por exemplo, o uso de plug-ins para abrir mensagens pop-ups.

Um pop-up pode ser uma janela que abre, por exemplo, assim que o usuário leva o mouse para fechar a página, oferecendo uma vantagem como um desconto ou apenas convidando o usuário a assinar a newsletter. Isso também ajuda a conquistar mais leads.

Alimente os leads com conteúdo qualificado

Não basta ter um bom conjunto de CTAs e uma ótima lista de leads; é preciso ter estratégias para nutrir esses leads com um bom conteúdo, capaz de fazer com que eles avancem o funil de vendas e tornem-se clientes.

Para isso é preciso investir em soluções como e-mail marketing ou em um blog com um bom conteúdo informativo, fazendo com que seus contatos primeiramente entendam do assunto, para posteriormente despertar neles o desejo de compra.

Há formas de melhorar a configuração dos e-mails enviados, aperfeiçoando a segmentação e automação. Isso ajuda a aumentar as chances de conversão de leads e cliques nas mensagens recebidas.

Qualifique seus leads

Outra estratégia para otimizar o seu funil de vendas e que você deve usar é a qualificação de leads. Muitas empresas acabam cometendo o terrível erro de tentar vender os produtos para leads não qualificados, o que aumenta o tempo da venda e pode até mesmo prejudicar outras vendas.

Separando seus leads em qualificados e não qualificados, sua empresa será capaz de agir dessa maneira: fazer com que os leads qualificados avancem no funil para concluir as vendas, e continuar nutrindo os leads não qualificados para que eles avancem posteriormente.

Isso aperfeiçoa tanto seus esforços em vendas como seus investimentos.

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