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Os 8 piores erros para evitar numa campanha de e-mail marketing

9 de dezembro de 2016

Uma boa campanha de e-mail marketing é indispensável para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Além de ajudar sua empresa a divulgar suas promoções, elas podem ser usadas para construir um bom relacionamento com seus clientes e facilitar o processo de nutrição de leads.

Porém, muitas empresas acabam cometendo alguns erros que podem prejudicar os resultados de uma campanha de e-mail marketing. E, para evitar que você cometa estas falhas, vamos compartilhar neste artigo os 5 piores erros que podem prejudicar sua campanha desse tipo.

1. Não traçar um objetivo para a sua campanha de e-mail marketing

O ponto de partida para uma boa campanha de e-mail marketing é definir um objetivo. Sem ele, fica muito mais difícil deixar claro ao usuário o que você deseja que ele faça.

Dê preferência a um objetivo que leve o usuário para uma converter em uma landing page. Essa conversão pode ser uma compra, o cadastro em um evento, o preenchimento de um formulário, etc. Tudo dependerá do seu negócio.

Ao ter o objetivo muito bem delineado, ficará mais simples trabalhar o conteúdo em torno dele, deixando este enxuto e preciso.  E, não esqueça! Busque sempre entregar valor para o seu cliente!

2. Enviar e-mails sem a permissão de seus clientes

Um dos erros mais comuns em uma campanha de e-mail marketing é o envio de mensagens sem a autorização dos clientes. Além de ser uma prática considerada como SPAM, enviando e-mails para pessoas que não conhecem a sua empresa você prejudica os resultados de sua estratégia, justamente por estar oferecendo produtos, serviços ou conteúdos a pessoas que não estão interessadas no seu discurso.

Fazer isso prejudica a sua taxa de abertura de e-mail, sua taxa de conversão e até mesmo o retorno sobre o investimento, uma vez que você terá de pagar por envios que dificilmente vão se transformar em oportunidades de negócio.

3. Não segmentar a sua lista de e-mails

Outro erro que pode prejudicar o sucesso de sua campanha de e-mail marketing é o envio de uma mesma mensagem para toda a sua lista de contatos, sem antes fazer um trabalho de segmentação. Esta é uma prática que deve ser evitada, pois são grandes as chances de você enviar e-mails desinteressantes, fazendo com que muitos de seus contatos solicitem o descadastro em sua newsletter.

Segmentando sua lista de e-mails de acordo com algumas características e interesses em comum, você elimina este problema, ajudando a tornar suas mensagens mais interessantes e garantindo o crescimento saudável de sua lista de contatos.

4. Enviar e-mails usando apenas imagens

Durante muito tempo, as empresas se preocupavam tanto com o aspecto visual de seus e-mails que enviavam imagens estáticas para todos os seus contatos, priorizando o design. No entanto, esta é uma prática que caiu em desuso por dois motivos.

O primeiro deles é que o número de pessoas que acessam a internet por meio de aparelhos celulares aumentou, e e-mails usando apenas imagens podem demorar para abrir, além de consumir muito do pacote de dados de seus aparelhos.

O segundo motivo é que os servidores de e-mail costumam direcionar as mensagens com excesso de imagens diretamente para a caixa de SPAM, impedindo que seus clientes recebam o seu conteúdo.

5. Não se preocupar com os títulos de sua campanha de e-mail marketing

O título do e-mail é o elemento que tem grande influência na taxa de abertura de qualquer campanha. Isso porque o título é o único conteúdo que seu cliente pode visualizar antes de abrir a sua mensagem, ajudando a determinar se ele vai abrir o e-mail ou não.

Portanto, antes de disparar os seus e-mails, é muito importante que você dê uma atenção especial para o título de seus e-mails, garantindo que eles sejam fáceis de entender e sejam capazes de atrair a atenção de seus leitores.

Uma boa prática é deixar claro no título do e-mail qual o benefício que o seu leitor vai receber quando abri-lo. Use também verbos imperativos e que levem o leitor a tomar uma decisão.

6. Não focar o conteúdo do e-mail na persona

O conteúdo deve ser de interesse do seu comprador ideal, ele tem que se sentir especial. Portanto mandar um e-mail como se estivesse falando com várias pessoas ao mesmo tempo cai mal.

Os 8 piores erros para evitar numa campanha de e-mail marketing

7. Escrever assuntos com texto muito longo

Títulos longos têm o poder de diminuir muito a taxa de abertura da sua campanha de e-mail marketing. Com certeza, esse não é o seu desejo, certo? Portanto, tenha em mente que o assunto do seu e-mail deve ser IRRESISTÍVEL, ou seja, impossível de não ser lido.

Mas, escrever bons textos não é tão simples. Trata-se de uma arte desenvolvida com exercícios constantes. Portanto, gaste tempo elaborando títulos, foque nas dores da sua persona e utilize gatilhos mentais.

8. Esquecer de avaliar os resultados de sua estratégia

De nada adianta criar campanhas de e-mail marketing com bons títulos, segmentando a sua base de contatos e um design que mescla imagens e conteúdo textual se você não avalia os resultados de sua estratégia.

Sem a avaliação dos resultados, você não saberá quais elementos de sua campanha de e-mail marketing podem ser melhorados para ajudar sua empresa a conquistar melhores objetivos. Por isso, é indispensável que você acompanhe de perto os principais indicadores de desempenho de uma campanha desse tipo.

E sempre que possível faça testes A/B, pois isso poderá ajudá-lo a tornar suas campanhas ainda mais eficientes.

Tem alguma dúvida sobre os erros que podem prejudicar os resultados de sua campanha de e-mail marketing? Conta pra gente nos comentários.

    

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