Você sabe o que é Curva ABC e qual sua importância? Conheça o conceito de curva ABC e saiba como aplica-lo para fazer uma boa gestão de estoque em seu e-commerce!
O controle de estoque no e-commerce é uma das tarefas mais importantes. Afinal, é preciso encontrar o equilíbrio entre ter os produtos sempre à disposição para venda e não deixar as mercadorias paradas por muito tempo.
Realizar essa tarefa com base na intuição, portanto, não pode ser uma opção válida. O controle e as decisões precisam estar baseados em dados. E, para tanto, você deve usar a curva ABC.
Siga com a leitura e entenda melhor o que é e qual a importância da curva ABC para que você nunca tenha uma surpresa negativa com o estoque!
O que é curva ABC
A curva ABC tem como origem a teoria do economista Vilfredo Pareto, que diz que 80% das riquezas estão concentradas nas mãos de apenas 20% da população.
Atualmente, a teoria é aplicada em vários setores para análises de causas e consequência. Quando a trazemos para o controle de estoque no e-commerce, a curva ABC tem como finalidade classificar a importância dos produtos.
Com isso, é possível identificar os itens mais vendidos ou que trazem mais lucratividade e, assim, estabelecer prioridades na compra deles para manter uma boa gestão de estoque.
A importância da curva ABC no e-commerce
Ao usar os parâmetros da curva ABC, é possível manter o estoque do e-commerce em sintonia com a demanda. Assim, se torna mais fácil visualizar os itens com mais saída ou lucro para priorizá-los nas compras e, até mesmo, nas divulgações.
A curva ABC, assim, evita o desperdício de insumos e de compras. Com isso, a empresa consegue reduzir os custos ao mesmo tempo em que atende os clientes com mais eficácia e agilidade.
Por fim, a técnica ainda ajuda a organizar e a otimizar a entrada e a saída do estoque. Uma vez que se tem conhecimento dos itens com mais saída, é possível trabalhar com uma lógica que facilite a operação da empresa.
Como aplicar a curva ABC no estoque
A curva ABC classifica os produtos em 3 categorias:
Curva A
Esses são os produtos de maior importância no e-commerce. Ou seja, eles representam aqueles 20% dos itens que, juntos, correspondem a 80% das vendas.
São esses produtos que devem ser priorizados e mantidos com uma boa quantidade no estoque. Afinal, eles costumam ter uma saída maior e, portanto, a falta deles pode representar uma queda significativa no faturamento.
Curva B
Aqui estão os produtos de importância média. Eles equivalem a cerca de 30% dos itens que representam 15% do faturamento do negócio. Portanto, eles estão bem abaixo da curva A.
Apesar de não serem prioritários, é importante mantê-los sempre em quantidade adequada no estoque.
Curva C
Por fim, temos os produtos que correspondem a cerca de 50% dos itens, mas que geram um faturamento que está dentro de apenas 5% do total do negócio.
Com isso, os produtos de curva C são os de menor importância para o e-commerce. Portanto, manter uma quantidade muito alta deles em estoque pode representar um aumento de custo financeiro e de espaço.
Gerir o estoque do e-commerce com base na curva ABC vai ajudá-lo a ter uma operação menos custosa e mais lucrativa. Além disso, a atividade colabora com a fidelização dos clientes, tornando a entrega mais rápida e evitando cancelar pedidos por falta de estoque.