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O que é benchmarking e qual a sua importância?

30 de janeiro de 2020

Ao entrar no mundo do empreendedorismo, a comparação entre empresas do mesmo segmento torna-se algo comum, pois todos estão na busca incessante pela excelência. Entretanto, o benchmarking veio mostrar que sempre há algo para aprender com o seu corrente. 

Mas se você ainda não sabe o que é benchmarking, fique atento neste post, pois é nele que vamos te mostrar como essa palavra em inglês pode mudar o seu processo de análise de mercado

 

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Não importa o tamanho da sua companhia ou agência, é através dessa técnica que você mira nas melhores práticas e alcança o desenvolvimento da empresa. 

Portanto, a seguir nós vamos te explicar o que é, quais são os tipos e qual a importância do benchmarking. Confira! 

O que é benchmarking

O benchmarking, em português, significa ponto de referência, ou seja, é um processo de pesquisa que permite realizar uma comparação entre empresas do mesmo segmento, absorvendo e analisando como seus produtos, serviços e processos se desempenham em relação a concorrência. 

É importante ressaltar que isso não se trata de uma imitação, mas sim do encorajamento e empurrão que algumas empresas precisam para ir além de suas limitações, enxergando melhores práticas e aumentando a exponente competitividade no mercado. 

Durante um monitoramento de mercado, é necessário analisar, interpretar, avaliar e mensurar as informações coletas. Então, para garantir excelência na inteligência de mercado, é necessário entender o que os dados significam e como eles irão beneficiar a sua empresa. Em suma, cada companhia distingue os motivos que impactam a sua performance e depois definem métricas para serem utilizadas nos indicadores-chave de KPI’s. 

Esses dados vão servir como benchmarking, ou seja, referência para a equipe de marketing desenvolver iniciativas que melhorem o desempenho empresa. Assim, basta olhar para as suas principais concorrentes e aprender com eles. 

 

Tipos de benchmarking 

Para definir melhor qual estratégia, confira quais são os quatro tipos de benchmarking

 

  • Benchmarking interno: realiza análises dentro da própria e busca desenvolver metodologistas; 
  • Benchmarking competitivo: análise minuciosa da concorrência, tendo como objetivo superá-la em resultado e performance;
  • Benchmarking funcional: comparação do processo de trabalho entre empresas de diversos segmentos; 
  • Benchmarking de cooperação: duas empresas estabelecem uma parceria e compartilham informações de seus processos para se aperfeiçoarem juntas. 

 

Qual a importância do benchmarking 

 

Após ter compreendido o que é benchmarking e quais são os tipos existentes, chegou a hora de entender qual a importância do benchmarking e porquê ele é tão importante para a sua empresa e qual impacto ele traz em uma análise de mercado.  

Para uma empresa crescer e se desenvolver, sempre é necessário olhar o posicionamento de companhias semelhantes, criar um parâmetro e direcionar seus objetivos visando aperfeiçoar processos. É por isso que a estratégia de benchmarking é tão eficiente! Pois ela envolve todos os insights que você já teve dos concorrentes e te ajuda a extrair o melhor para a sua companhia. 

 

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Entretanto, vale lembrar que isso não significa que tudo o que a concorrência faz é melhor para o seu negócio, mas sim o uso correto desta análise que pode trazer inúmeros benefícios. 

O benchmarking irá refinar o conhecimento que a organização tem de si mesma, pois além de expandir o seu reconhecimento no mercado, irá auxiliar na identificação interna de áreas que precisam de melhorias e mudanças. Além disso, essa técnica está sempre em busca de base argumentativa para falar sobre investimentos futuros e tendências que reduzam gastos desnecessários. Tudo isso visa a criação de um plano para desenvolver novas estratégias e habilidades que irão colocar a empresa em um rumo de crescimento. 

 

Quais são os próximos passos que você irá adotar em sua empresa? Conte para a gente nos comentários.

    

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