Marketing de moda: como escolher o tema ideal para sua coleção

13 de janeiro de 2017

Quando se trabalha com marketing de moda e criação, é importante, a cada estação, desenvolver uma nova coleção para atrair a atenção e fidelidade dos clientes. A criação de uma coleção de moda é um processo que demanda tempo, investimentos, pesquisas e planejamento já que é indispensável criar o que seu público quer encontrar em um produto.

Há diversos pontos importantes nesse processo que não podem ser deixados de lado. Aqui, listamos alguns passos que devem ser observados em seu planejamento para garantir o sucesso de sua nova coleção junto aos consumidores, otimizando, inclusive seu sistema de força de vendas.

Saber quem compra suas peças

Mesmo que o mercado de moda seja definido por “masculino, feminino e infantil”, é preciso segmentar o seu público consumidor. Assim, tenha total controle dos hábitos de consumo, faixa etária, estilo de vida, acesso a catálogos online, uso intenso de redes sociais e todo tipo de informação que ajudem a atingir seu consumidor por meio de seu perfil.

Por dentro das tendências

Pesquisa é palavra de ordem nesse processo. Sendo assim, mergulhe de cabeça nas tendências do mercado de moda. Tenho conhecimento das previsões de consumo quanto ao uso de cores, tecidos, estampas, acessórios, aviamentos, bordados, tingimentos, materiais, entre outros.

Escolha seu tema

O tema é que define o conceito de sua nova coleção. Não há regras para essa escolha, mas quando o assunto é definido, requer aprofundamento e conhecimento dos detalhes para evitar interpretações superficiais. Quanto mais se conhece da temática escolhida, maiores são as possibilidades de criação, inventividade e acertos que o profissional de marketing de moda terá.

marketing de moda

Defina seus elementos

Com o tema escolhido e estudado, chegou a vez de definir suas cartelas de cores, materiais e estamparia. Esses serão os elementos que darão o tom da sua coleção, criarão identificação com os clientes e tornarão suas peças comerciais. Lembre-se de ser detalhista: pense em elementos de construção como linhas, etiquetas e zíperes, por exemplo. Dê atenção aos itens decorativos como franjas e botões. E foque na escolha correta dos tecidos para cada estação.

Inspire-se

Um dos passos mais divertidos no marketing de moda, na criação de uma coleção, é a montagem do painel de inspiração. É nele que poderão ser reunidas as imagens que traduzem o tema escolhidos por meio de fotos, desenhos, gravuras e recortes que irão virar a fonte de associações na hora de extrair ideias para criação de estampas exclusivas, modelagens e detalhes para as peças, por exemplo.

Jogando ideias no papel

Definida toda a inspiração de sua coleção, chega a hora de colocar tudo no papel. Criar esboços, sem compromisso com o designer e a estética, é importante para dar uma cara à imaginação. A partir daí, é hora de transformar os primeiros rabiscos em croquis e desenhos técnicos, com o refinamento e os detalhes que ainda não estavam nos esboços, que reunirão as informações necessárias para a confecção das peças.

Tirando as ideias do papel

Com todos os detalhes para a confecção das peças definidos e listados, é preciso transformar as ideias em realidade. Assim, é feita a modelagem e a peça piloto de cada produto, são os protótipos. Essa etapa é extremamente importante porque é nesse momento em que se pode ter noção se o que foi desenhado é possível ser executado.

Produzindo e vendendo

Depois das inúmeras modificações, com os protótipos todos aprovados e a produção da coleção a todo vapor, é preciso criar estratégias de divulgação e venda de suas novas peças. Atualmente, as redes sociais são meios indispensáveis nesses quesitos. A popularidade de sites como o Instagram e o Snapchat pode, e deve, ser usada a seu favor. Além disso, invista na internet! Crie de um site de moda para aumentar as vendas online, escreva texto com assuntos relacionados em um blog e volte suas atenções para as plataformas de e-commerce.

Lembre-se: criatividade e visão de mercado andam juntos quando se fala em marketing de moda. Pesquise, se informe e invista cada vez mais para expandir seus negócios e conquistar ainda mais clientes. Achou esses passos importantes para o crescimento do seu negócio? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais!

    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Tags

Abandono de carrinho no e-commerce atendimento ao cliente. atendimento do e-commerce aumentar as vendas aumentar as vendas com gamificação aumentar as vendas no e-commerce aumentar conversões no e-commerce. aumentar vendas no e-commerce. aumentar vendas. automação de força de vendas automação de marketing automação de vendas Benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente benefícios do branding benefícios do sistema CRM checkout loja virtual checkout no e-commerce checkout transparente comercio eletrônico no brasil como aumentar a conversão do e-commerce como avaliar KPI’s de logística como calcular a curva AB como calcular taxa de conversão no e-commerce como construir um funil de vendas como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce como funciona a gestão de vendas como funciona o funil de vendas como melhorar o atendimento no e-commerce como mensurar KPI’s de logística como otimizar a taxa de conversão como otimizar processos como otimizar processos na sua empresa como segmentar e-mail marketing Como uma landing page pode aumentar suas conversões no e- commerce controle de estoque conversão desempenho de indicadores de performance no e-commerce Design design no e-commerce design personalizado design personalizado no e-commerce design ui design ux dicas de como fazer a gestão de equipe de vendas Dicas de como melhorar o atendimento do seu e-commerce dicas de como melhorar sua gestão de estoque dicas de como otimizar processos na sua empresa dicas de SEO no e-commerce. dicas para aumentar conversão do seu e-commerce diferença entre métrica e KPI diferença entre realidade virtual e realidade aumentada Diferenças entre plataforma de e-commerce B2B e B2C e-commerce e-commerce 2019 e-commerce B2B E-commerce B2C e-mail marketing engajar o time de vendas equipe de suporte equipe de vendas erros da gestão de vendas estoque no e-commerce estoque. estratégia de e-commerce etapas de compra Facebook fidelizar clientes. flat design Flat design no e-commerce força de vendas gestão da marca gestão de estoque gestão de estoque no e-commerce gestão de vendas importância da gestão de estoque importância do controle de vendas importância do design no e-commerce importância do design para sua loja virtual inbound marketing instagram integrar e-commerce com marketplace inteligência artificial jornada de compra landing page layout mobile layout responsivo loja virtual marketing de moda marketing digital marketplace metas de vendas métricas do e-mail marketing métricas no e-commerce mitos da transformação digital nas empresas mobile friendly motivos para investir em uma loja virtual o que é AnyMarket O que é branding o que é checkout o que é controle de vendas O que é curva ABC O que é desconto progressivo o que é funil de vendas O que é gamificação o que é gestão de vendas O que é google shopping o que é KPI O que é KPI de logística o que é marketplace o que é métrica o que é ROI O que é SEO O que é taxa de conversão no e-commerce o que é um sistema CRM o que é um sistema ERP organização na empresa otimização da taxa de conversão otimizar processos otimize seu checkout política de troca e devolução porque investir no branding porque investir no teste A/B principais KPIs no ecommerce quais as vantagens do google shopping quais os principais KPI’s de logística qual a diferença entre CRM e ERP qual a importância da curva ABC qual a importância do CRM para sua empresa. qual a importância do ERP para sua empresa qual a importância do SEO no e-commerce quando usar o desconto progressivo Realidade aumentada realidade aumentada no e-commerce. realidade virtual redes sociais redução de custos reduzir custos e aumentar vendas relacionamento com o cliente. relacionamento com o consumidor saiba como calcular o ROI do seu e-commerce Saiba como construir uma vitrine atrativa no seu e-commerce satifasção do cliente segmentação de e-mail marketing sinais de que é preciso melhorar o controle de vendas sistema CRM sistema de força de vendas sistema de gestão sistema para representantes snapchat taxa de conversão tendências para o e-commerce 2019 teste A/B teste A/B no e-commerce vantagens de um checkout transparente no e-commerce vantagens de um e-commerce. vendas vender através do e-mail vitrine no e-commerce vitrine virtual

Mais Vistos

31443
23863
16313
12148