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Inbound Marketing: como fidelizar seus clientes no mercado de moda

25 de abril de 2017

O mercado consumidor atual está cada vez mais exigente. Ter o melhor preço e investir muito dinheiro em publicidade na TV já não é garantia de que o consumidor irá escolher o seu produto — especialmente no mercado de moda, cujos produtos são muito mais do que uma simples necessidade. Trazem bem-estar, status e autorrealização. Gostaria de conhecer uma alternativa eficaz e muito mais barata do que os tradicionais meios de divulgação? Conheça o Inbound Marketing, uma ótima estratégia para fidelizar clientes.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing baseada em conteúdo. A proposta consiste em criar e compartilhar conteúdos de qualidade e direcioná-los para um público-alvo utilizando os meios digitais, como redes sociais, blogs e e-mail.

Ao contrário do marketing tradicional, o Inbound Marketing faz com que empresa conquiste, e não compre, o interesse do cliente.

Vela alguns números que confirmam a boa performance deste modelo:

  • Custa 62% menos que o marketing tradicional;
  • Quando a empresa utiliza um blog para se comunicar com a sua audiência, conseguem mais 97% de apontamento de links para o site;
  • O retorno médio do investimento (ROI) é de 275%.

O passo a passo do Inbound Marketing

O Inbound Marketing possui 4 fases, são elas:

Atração

No seu processo de atração defina quem é o seu cliente e crie uma persona. Todos os investimentos no marketing, sejam eles no Google Ads ou Facebook Ads devem ser segmentados para este perfil, atraindo tráfego qualificado, ou seja, pessoas que estejam interessadas nos seus produtos. Esse é o processo mais importante, pois quanto mais segmentado o seu público, melhor será o seu resultado.

Os principais meios para gerar tráfego são: blog, mídias sociais, SEO e landing pages.

Leads

Este passo compreende transformar os visitantes de todos os seus canais em leads, convidando-os a participar de sua lista de e-mails. Para capturar leads crie estratégias como oferta de cupom de desconto, e-books, material exclusivo, infográficos, vídeos explicativos de produtos ou ofereça algum serviço especial.

Entre as ferramentas para capturar os leads estão: formulários, landing pages e calls-to-action.

Conversão

Nesta fase você já conta com fluxo em seus canais e uma lista de contatos. Agora você precisa converter esses contatos em clientes. Esse processo não é instantâneo, pois a maioria dos leads que você captura ainda não estão prontos para comprar. Por isso, você precisa “aquecer” a sua lista.

Mas, como fazer isso?

Comunicando-se constantemente com eles, oferecendo conteúdo relevante e pedindo opiniões e feedback. Utilize uma ferramenta de CRM e automatize o processo, criando respostas automáticas no tempo programado, para cada ação que o lead realizar.

Com a lista aquecida, ofereça os produtos que atendam as necessidades de cada pessoa da sua lista e transforme os seus leads em clientes.

Fidelização

Transforme os seus clientes em fãs, encante-os e ele retribuirá realizando novas compras e recomendando o seu produto. Forneça um atendimento de excelência, interaja com os seus leads e promova campanhas exclusivas para os seus clientes.

Implantar o Inbound Makerting no mercado de moda é um desafio, mas os resultados compensam. Você terá clientes mais engajados, menor custo com marketing e muito mais resultados.

Você já utiliza o Inbound Marketing? Acha que essas dicas foram úteis? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário!

    

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