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Entenda a diferença entre layout responsivo e layout mobile

2 de setembro de 2019

Saiba quais as vantagens e desvantagens do layout responsivo e layout mobile para fazer a escolha mais adequada para o seu e-commerce!

 

O universo do e-commerce é bastante complexo e, portanto, demanda conhecimento para que os investimentos sejam realizados nas frentes adequadas. E, com a crescente de opções de plataformas, é fundamental entender algumas nuances, como a diferença entre um layout responsivo e um layout mobile.

Para você ter uma ideia, o smartphone será usado em 41% das compras online em 2021, de acordo com dados do Google. Ainda, o IBGE prevê que 92,1% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet pelo celular. Portanto, muito mais do que uma tendência, o mobile já é realidade.

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Mais será que layout responsivo e mobile realmente tem alguma diferença entre si? Siga com a leitura e descubra para fazer a escolha certa para aumentar as vendas!

 

Layout responsivo 

Em um layout responsivo, o e-commerce tem um código adaptado para que as páginas sejam exibidas de acordo com o formato da tela, mas sem prejuízo na apresentação das informações.

Dessa forma, o cliente pode acessar a loja no desktop, celular ou no tablet e ter uma experiência similar em todos os devices. 

Em outras palavras, as informações do e-commerce são ajustadas para que possam ser acessadas de outros dispositivos.

 

Layout mobile

Também conhecido como mobile friendly, esta opção demanda um e-commerce 100% planejado e desenvolvido pensando em seu uso em smartphones. Portanto, eles não são adaptados a partir da versão de desktop, e sim, criados com base no uso mobile.

Com esta abordagem, o site é diferente do para desktop. Portanto, a disposição das informações, botões de compra e imagens são pensadas com base nas boas práticas do mobile.

 

Saiba porque um layout personalizado é essencial para seu e-commerce

 

Assim, toda vez que alguém acessa o e-commerce do celular, há um redirecionamento para o site mobile que, normalmente, fica dentro de um subdomínio.

 

Qual a melhor opção?

Agora que você já conhece a diferença entre o layout mobile e responsivo, provavelmente está se questionando sobre qual a melhor opção para o seu e-commerce.

É importante dizer que as duas abordagens têm suas vantagens e desvantagens. Portanto, a escolha mais adequada vai depender muito do seu negócio e público.

O site responsivo, por exemplo, exige um investimento menor do que o mobile. Portanto, pode ser mais interessante para e-commerces novos ou que ainda estão crescendo. Além disso, o layout responsivo já atende às determinações do Google para um bom ranqueamento. Ou seja, ele já é suficiente para contribuir com o SEO da loja.

Em contrapartida, a experiência e a usabilidade de um layout responsivo é menor quando comparada a uma loja mobile friendly. Com isso, algumas informações podem ficar comprometidas e o carregamento das páginas pode ser um pouco mais lento.

 

Conheça a importância do design para seu e-commerce

 

Já o layout mobile entrega uma excelente experiência de navegação no celular. Com isso, todas as informações são exibidas claramente e a navegação é mais rápida e dinâmica. Sem contar com o fato de que as páginas carregam rapidamente.

O investimento, no entanto, é maior em e-commerces mobile friendly, afinal, é preciso contratar uma agência especializada para o seu desenvolvimento.

Para tomar a decisão, portanto, é preciso considerar o comportamento dos seus consumidores e o poder de investimento do e-commerce. Depois, não deixe de investir em um layout personalizado, independentemente da abordagem escolhida.

    

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