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Diferenças entre plataforma de e-commerce B2B e B2C

15 de outubro de 2018

Entenda as diferenças entre plataforma de e-commerce B2B e B2C e comece a implementar o seu negócio de maneira adequada para não ter surpresas desagradáveis depois!

O e-commerce B2B e o e-commerce B2C, apesar de parecerem a mesma coisa, apresentam características bastante distintas. Afinal, estamos falando de mercados diferentes e, portanto, com necessidades e particularidades específicas.

Quando falamos de B2B, tratamos de empresas que vendem para outras empresas. Ao contrário, o modelo de negócio B2C visa vender diretamente para o consumidor final.

E, quanto trazemos essas características para o universo do e-commerce, isso significa plataformas e estratégias completamente diferentes.

Quer entender melhor as diferenças entre plataforma de e-commerce B2B e B2C? Então, não deixe de ler o nosso artigo!

A base de tudo: a plataforma de e-commerce

Engana-se quem acredita que a escolha da plataforma de e-commerce, seja ela B2B ou B2C, é a etapa mais fácil dessa jornada. Pelo contrário, fazer uma escolha errada nesse momento tem o poder de prejudicar as suas vendas e levar o negócio ao fracasso.

Plataforma de e-commerce B2C

Quando falamos do e-commerce B2C, estamos lidando diretamente com consumidores finais. Por isso, a compra costuma ser mais por impulso e o uso da plataforma precisa ser objetivo e intuitivo.

Para tanto, é fundamental que a plataforma conte com formas de pagamento simples. Bem como elementos visuais (como banners) que despertem o interesse para as compras por impulso.

Plataforma de e-commerce B2B

O e-commerce B2B, ao contrário, está lidando com clientes mais racionais e que planejam as suas compras. Por isso, a necessidade de adequação ao cliente é bem maior.

Aqui, será preciso adaptar as formas de pagamento à cada grupo de clientes. Por isso, oferecer apenas cartão de crédito e boleto bancário não é suficiente (o que seria em uma plataforma B2C).

Outro ponto a se considerar está na forma de tributação. Enquanto as lojas B2C já trabalham com preços com impostos embutidos, os negócios B2B precisam calcular tributações como ICMS e demais taxas.

manual de como ter um ecommerce b2b de sucessopsd

Por fim, muitos e-commerces B2B têm a necessidade de uma área restrita de login para os clientes. Justamente porque esse tipo de funcionalidade permite abrir valores e condições de compra específicos para cada grupo de clientes.

Diferenças operacionais

Além das peculiaridades entre as plataformas de e-commerce B2B e B2C, é importante ter em mente outras características diferentes entre esses modelos de negócio.

Comunicação e marketing

Quando falamos de um e-commerce B2C estamos falando de consumidores que compram movidos a emoções e impulso. Por isso, as compras costumam ser irregulares, com baixa recorrência e de produtos isolados.

Com isso, a comunicação B2C precisa trabalhar justamente esses pontos. Trazendo ofertas e novidades que incentivem os consumidores a agirem por impulso e finalizar a compras.

O e-commerce B2B, ao contrário, traz um perfil de cliente mais racional e planejado. Há uma recorrência e um valor pré-determinado para a compra. Por isso, eles costumam buscar boas ofertas e condições de pagamento.

 

Assim, a comunicação precisa evidenciar mais os serviços ou benefícios acoplados ao e-commerce.

Entrega rápida, grande mix de produtos e facilidades de pagamento seriam alguns deles.

Preço

Outra grande diferença entre os modelos de negócio está na composição e apresentação do preço dos produtos.

O e-commerce B2C traz um preço único e sem variações. Assim, os descontos só aparecem durante ações especiais, como queimas de estoque ou trocas de coleção.

Já no e-commerce B2B as variações de preço são mais comuns. Elas podem estar relacionadas ao volume e frequência de compras ou, até mesmo, ao perfil do cliente.

 

Por isso, os preços não ficam abertos para todos no

e-commerce B2B, sendo necessária a utilização de uma área restrita para cada cliente.

Formas de pagamento e frete

Para o consumidor final, esses atributos também costumam ser mais simples e “engessados”. Normalmente, trabalha-se com cartão de crédito, boleto ou transferência bancária. Sendo que o pedido só é enviado após a confirmação do mesmo.

No mercado B2C o frete também é simples e, muitas vezes, é dado como diferencial para o consumidor.

Já o e-commerce B2B pode trazer mais variações de formas de pagamento, como faturada e pelo cartão BNDES.

Como abrir uma loja virtual: as 5 melhores dicasComo fazer sua loja de atacado expandir para um e-commerce em 03 passos

Além disso, o frete pode ser similar ao do e-commerce B2C,

com a empresa arcando com os custos, ou totalmente por conta do cliente. Nesse último cenário, é o próprio cliente que contrata e gerencia a empresa de logística para receber a encomenda.

Como você deve ter notado, o e-commerce B2C e B2B são bastante diferentes. Por isso, não há como aproveitar a estrutura de um para implementar o outro modelo.

Se você está iniciando ou já começou a divulgação da sua loja virtual, não deixe de ler também esses artigos que poderão ajuda-lo:

 

    

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