Dicas para melhorar o atendimento no e-commerce 

2 de julho de 2019

Saiba como melhorar o atendimento no e-commerce  e, assim, aumentar a retenção e a satisfação dos clientes.

 

Estreitar o relacionamento com o consumidor e encantá-lo é fundamental para um e-commerce de sucesso. Afinal, é o atendimento oferecido que permite fidelizar clientes. E, com a concorrência cada vez mais acirrada, são os pequenos detalhes que fazem a diferença entre uma marca e outra.

Como já dizia Kotler, o pai do Marketing, conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um cliente atual. Por isso, investir no atendimento do e-commerce é determinante para obter destaque no mercado.

Quer saber como melhorar o atendimento no e-commerce e, consequentemente, vender e lucrar mais? Veja as 5 dicas que temos para você:

 

  1. Atenda em tempo real

Quando falamos da internet, há uma urgência muito maior para que as respostas sejam dadas com agilidade. E, em um e-commerce, não responder à dúvida de um cliente pode ser determinante para que ele vá comprar em outra loja.

Nesse sentido, pode ser bastante interessante disponibilizar um chat online com atendimento rápido. Assim, é possível tirar as dúvidas dos clientes e, até mesmo, oferecer descontos para que ele realize a compra.

A dica também vale para a agilidade em responder as redes sociais e o WhatsApp corporativo. Quanto mais rápida a sua equipe for, mais satisfeito o cliente ficará!

 

 

  1. Foque em solucionar o problema do cliente

Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, são poucos os atendimentos de e-commerce que focam em, de fato, solucionar a dor do cliente.

Para isso, é preciso escutar o que o cliente tem a dizer e fazer perguntas para ser mais eficaz. Apenas enviar respostas padrão ou responder rapidamente não vão adiantar se a questão do cliente não for resolvida.

Portanto, não tenha medo de críticas ou reclamações e oriente a sua equipe para que o problema sempre seja resolvido da melhor maneira possível.

 

  1. Invista em ações de relacionamento

O cliente não deve ser lembrado apenas quando um problema surge. Especialmente aqueles que estão sempre por perto, gostam de ser reconhecidos.

Vale a pena sempre investir também em ações de relacionamento, como antecipação à lançamentos, cupons de descontos ou brindes.

Até atitudes simples como um e-mail de feliz aniversário podem contar muitos pontos a favor da sua marca!

 

  1. Tenha processos integrados e bem estruturados

Para que a sua equipe de atendimento no e-commerce realize um bom trabalho, ela deve estar munida das informações e ferramentas que precisa.

Nesse sentido, é fundamental contar com um CRM que centralize e organize as informações do cliente. Assim, é possível seguir com o atendimento sem que ele precise repetir o caso várias vezes.

Ter processos de atendimento claros também facilita muito o trabalho. Afinal, clareza nas etapas de atendimento dá mais autonomia à equipe, agilizando a solução de problemas.

 

  1. Antecipe-se sempre que possível

A melhor maneira de evitar uma crise de atendimento é evita-la sempre que possível.

Nesse sentido, é interessante disponibilizar no e-commerce uma área com as respostas para as perguntas mais frequentes. Assim, você também alivia a carga de trabalho da equipe.

Outra ação importante aqui é de sempre comunicar aos clientes quando algo sai do processo, como atraso em entregas. Com isso, o cliente está sempre informado sobre o que aconteceu com a sua compra e se sente valorizado.

Que tal dar ainda mais um passo em direção a um atendimento de excelência no e-commerce? Veja essas outras dicas que separamos para você:

Conheça os benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente

Como utilizar as redes sociais para fazer um bom atendimento aos clientes?

    

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