Conheça os benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente

20 de fevereiro de 2019

Veja como a inteligência artificial vai revolucionar o atendimento ao cliente e reduzir os custos da sua empresa!

 

Provavelmente, você já ouviu falar em inteligência artificial. No entanto, o que ainda pouco se fala é no uso desta tecnologia para atividades comerciais, como o atendimento ao cliente.

Saiba que a inteligência artificial está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas. Por isso, ela vai mudar consideravelmente a forma como nos relacionamos com empresas e vivemos em sociedade.

Muitas empresas já estão se adequando à essa nova realidade e automatizando processos. Afinal, a inteligência artificial traz benefícios tanto para o cliente quanto para os negócios.

Quer entender melhor sobre a tecnologia e seus benefícios? Siga com a leitura!

O que é inteligência artificial

A inteligência artificial, ou AI, é um ramo da ciência da computação que desenvolve dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar. Dessa forma, ela consegue aprender e tomar decisões por meio de mecanismos ou softwares.

Trazendo a definição para o universo do atendimento ao cliente, a inteligência artificial é excelente para assumir funções operacionais.

Dessa forma, um chatbot, por exemplo, pode iniciar o atendimento a um cliente e, dependendo do caso, solucionar a questão. Caso contrário, o próprio robô faz o encaminhamento para a equipe de atendimento, já com as informações necessárias para o prosseguimento.

Como a inteligência artificial funciona

A tecnologia ainda parece muito com um filme de ficção para você? Então, vamos explicar melhor!

A inteligência artificial funciona com um grande poder de processamento e com algoritmos que ajudam o sistema a buscar informações em seu banco de dados. Com isso, o próprio sistema consegue identificar a resposta mais adequada para cada caso.

Além disso, como já citado, a inteligência artificial consegue aprender com base nas novas informações que são passadas ao longo do tempo. Com isso, ela vai aprimorando as suas respostas de acordo com as experiências por quais já passou.

Benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente

Muitas empresas já estão usando a inteligência artificial no atendimento ao cliente. Provavelmente, você já conversou com um chatbot em um chat no Facebook e nem notou.

Redução de custos

O primeiro benefício da inteligência artificial no atendimento ao cliente é, claro, a redução de custos.

Ao realizar um pré-atendimento ou colocar um robô para responder às dúvidas mais comuns dos clientes, você consegue economizar bastante com a equipe de SAC. Afinal, não serão necessárias mais tantas pessoas para atender.

 

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É fato que o investimento inicial para um sistema do tipo pode ser alto. No entanto, no médio e longo prazo, você terá um retorno bastante elevado!

Mais qualidade no atendimento

Engana-se quem acha que o atendimento automatizado perde a qualidade. Pelo contrário, ele reduz o tempo de espera dos clientes e permite, inclusive, um atendimento personalizado.

Como estamos falando de robôs, os atendentes nunca estarão ocupados. Dessa forma, o cliente consegue já ter uma resposta imediata a partir do momento que aciona o SAC.

Já o atendimento personalizado ocorre justamente por causa das informações que a inteligência artificial consegue coletar. Assim, da próxima vez que o cliente entrar em contato, ela já puxa todo o histórico e usa uma abordagem muito mais pessoal.

Cruzamento de dados

Por fim, a inteligência artificial pode criar bancos de dados de diferentes fontes para cruzar informações dos clientes. Com isso, é possível entender melhor o perfil dos clientes, além de identificar brechas nos processos e, inclusive, nos produtos ou serviços.

Isso significa que a inteligência artificial tem o poder de se tornar uma valiosa fonte de informação para a sua empresa. E, num futuro muito breve, quem terá informação terá o poder!

 

Quer ficar por dentro das principais tendências para o e-commerce em 2019? Então, não deixe de ler este artigo sobre o tema: Conheça as 04 tendências para o e-commerce 2019

    

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