Conheça os 8 principais KPIs no e-commerce

15 de maio de 2019

Saiba quais são os principais KPIs no e-commerce para você aumentar a sua competitividade e vender mais e melhor!

 

Os KPIs representam o desempenho de indicadores de performance no e-commerce. Portanto, eles apontam quais os objetivos estão trazendo resultados. Além de sinalizar o retorno real dos investimentos realizados.

Quando falamos de um e-commerce, os KPIs são ainda mais importantes. Afinal, estamos falando do meio digital, onde tudo pode ser acompanhado e medido.

Sendo assim, quanto maior for o acompanhamento dos seus KPIs, maiores serão as chances de você identificar oportunidades e fazer correções de estratégia com agilidade. Permitindo a conquista de resultados maiores.

No entanto, para que sejam eficazes, os KPIs precisam fazer sentido. Ou seja, de nada vai adiantar elencar vários indicadores se eles não tiverem sinergia com a sua estratégia.

Quais os principais KPIs no e-commerce, então? Siga com a leitura e conheça alguns deles!

 

1 – Acessos da loja

O primeiro KPI importante para o e-commerce é o tráfego da sua loja. Afinal, ele aponta se você está ou não atraindo potenciais compradores ao seu site.

Dento do Google Analytics, este indicador aparece com o nome de “sessões”.

Ao fazer um comparativo com os períodos anteriores, você consegue entender se está atraindo mais ou menos pessoas. Além de analisar os períodos com mais visitas para entender a sazonalidade.

 

2 – Canais de aquisição

No Google Analytics você também consegue analisar quais os canais que geram visitas e vendas para a sua loja virtual.

Com estes dados, é possível entender quais as estratégias e divulgações que estão trazendo os resultados esperados.

Por exemplo, você pode visualizar que o Facebook gera mais vendas para o seu e-commerce do que as ações de e-mail marketing. Assim, é possível intensificar os investimentos na rede social.

 

3 – Taxa de conversão

A taxa de conversão é o KPI que aponta a quantidade de vendas realizadas em um determinado período. Portanto, esse é um indicador vital para todo e-commerce.

Para calculá-la, basta dividir a quantidade de vendas pelo total de visitas à loja e multiplicar por 100.

Assim, você consegue entender o número de visitas que precisa atrair ao site para vender uma quantidade determinada. Ou, então, visualizar que tem levado muitos acessos desqualificados para a sua loja, uma vez que a taxa de conversão está baixa demais.

 

4 – Abandono de carrinho

Outro KPI essencial para um e-commerce é a taxa de carrinhos abandonados. Ele vai ajudá-lo a identificar pontos de melhoria no site, afinal, um número muito alto revela que algo está errado.

É possível, por exemplo, alterar o tamanho do formulário de cadastro ou o valor do frete para tentar melhorar as vendas da loja.

Independentemente da estratégia a ser adotada, jamais deixe de ficar de olho neste KPI!

 

5 – Ticket Médio

O ticket médio representa o valor médio de compras que os seus clientes realizam na loja. Portanto, quanto maior ele for, mais os seus clientes estão gastando em seu e-commerce.

Este indicador é importante de ser acompanhado para que você consiga implementar estratégias que incentivem as pessoas a comprarem mais. Assim, é possível aumentar também a lucratividade do seu negócio.

 

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6 – ROI

Este KPI está diretamente ligado aos investimentos em Marketing, afinal, ele revela o retorno que cada ação trouxe para o seu negócio.

O cálculo é obtido ao subtrair o custo da receita gerada pela ação e, depois, dividir o resultado pelo custo e multiplicar por 100.

Quanto maior o resultado, maior o retorno que aquela ação trouxe para o seu e-commerce. Com isso, é possível focar naquilo que realmente o ajuda a vender e deixar de lado as estratégias que gastam demais.

 

7 – Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é outro KPI que pode ser acompanhado pelo Google Analytics. Ela revela a interação do usuário em seu site. Portanto, quanto menos tempo ele passar nas páginas ou quanto menos ele interagir com o site, maior a taxa de rejeição será.

Se as pessoas passam pouco tempo na sua loja e não compram, portanto, é sinal de que algo está muito errado. Você está atraindo o público errado e gastando dinheiro à toa.  

 

8 – Lucro líquido

Por fim, o lucro líquido é outra KPI vital para um e-commerce. Afinal, de nada adianta faturar alto se as contas não fecharem no final do mês.

É importante que o lucro obtido sustente o negócio e ainda permita que você retire o seu salário. Se isso não está acontecendo, os seus processos e investimentos precisam ser revistos. Caso contrário, você perderá competitividade e acabará tendo que fechar as portas em breve.

Agora que você já conhece as principais KPIs do e-commerce, não deixe de entender a diferença entre estes indicadores e as métricas. Assim, ficará mais fácil de traçar e acompanhar os objetivos do negócio!

    

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