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Conheça os 8 maiores erros de quem vende em Marketplace

11 de novembro de 2019

Conheça os 8 maiores erros de quem vende em Marketplace: Os Marketplaces são ótimos para potencializar as vendas e a visibilidade da sua loja e produtos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não perder tempo ou dinheiro com estas plataformas.

 

O Marketplace é uma plataforma de vendas pela internet mediada por um terceiro. Para quem trabalha com vendas online, esta é uma excelente opção para ganhar mais visibilidade aos produtos e, consequentemente, aumentar as vendas.

No entanto, há alguns erros de quem vende em Marketplace bastante comuns e que podem prejudicar o seu negócio. Quer saber quais são eles? Então, siga com a leitura deste artigo!

 

Os principais erros no Marketplace

  1. Não calcular corretamente os preços

O preço, especialmente em um Marketplace, é um dos principais fatores de compra. Portanto, encontrar o equilíbrio entre manter a sua margem de lucro e oferecer preços competitivos costuma ser um grande desafio.

Ainda assim, definir o preço corretamente é vital para manter a operação e lucrar com a ferramenta. Aqui, é importante pesquisar o preço praticado no mercado e contar com bons fornecedores.

Dessa forma, você consegue uma margem melhor, mas sem prejudicar o preço final que vai chegar no seu consumidor.

 

  1. Dar pouca atenção aos anúncios

Ao mesmo tempo em que a visibilidade é maior nos Marketplaces, também é a concorrência. Por isso, você precisa valorizar a sua loja e os seus produtos com anúncios bonitos, atrativos e que se comuniquem de maneira adequada com o público.

A dica aqui é deixar de lado anúncios “básicos” com o produto em um fundo branco. Valorize os seus diferenciais, ofereça as informações que o cliente precisa para tomar a decisão de compra e transmita uma imagem de empresa séria e segura.

 

  1. Considerar todos os Marketplaces como iguais

Apesar de estarem na mesma categoria, cada Marketplace tem a sua particularidade, regras e públicos. Conhecer muito bem onde você está vendendo faz toda a diferença para divulgar os produtos da maneira mais atrativa, definir os preços e as estratégias de forma geral.

 

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Por isso, antes de se aventurar em uma nova plataforma, dedique um tempo para entender como ela funciona e se ela faz sentido para o seu negócio. Assim, você evita custos e frustrações ao entrar em um novo Marketplace que não vai trazer nenhum resultado para você.

 

  1. Não prezar pela reputação da loja

Em um Marketplace, a reputação da sua loja é um dos ativos mais importantes que você pode ter. Por isso, preze por um atendimento de excelência e pela entrega ágil e de qualidade das compras de seus clientes.

Aqui, ainda é importante incentivar os clientes a deixarem avaliações. Com isso, você conquista uma imagem mais positiva e, consequentemente, transmite mais segurança a novos potenciais clientes.

 

  1. Esquecer de controlar o estoque

Vender a mais ou vender pouco são as piores coisas que podem acontecer para o seu estoque. Afinal, em ambos os casos você perde dinheiro e ainda frustra o seu cliente.

Controlar o seu estoque vai ajudá-lo a entender a demanda de cada Marketplace, bem como agilizar a entrega e identificar oportunidades de atuação.

Lembre-se de que não é só porque você está na internet que não deve estruturar um negócio profissional. Pelo contrário, o sucesso de vendas em Marketplace depende de uma estrutura séria, ágil e otimizada.

 

  1. Não atualizar os conhecimentos

Independentemente de quanto tempo você vende em Marketplaces, conhecimento é fundamental. Afinal, o mercado é muito dinâmico e o consumidor está mais informado e atento.

Isso significa que você precisa estudar o processo de vendas e as ferramentas para criar uma operação mais lucrativa e organizada. Assim, você evita desperdícios de recursos e ainda entrega um atendimento de maior qualidade aos clientes.

 

  1. Esquecer de escalar a operação

É comum que os vendedores online comecem fazendo de tudo um pouco, especialmente quando a atuação é em Marketplaces. O grande problema acontece quando você se apega a fazer as coisas e não prepara a empresa para o crescimento. Afinal, a ideia é evoluir e vender cada vez mais.

Você, enquanto empreendedor, precisa se preparar para as tarefas mais estratégicas e que permitam aumentar as vendas, e não às atividades operacionais. Por isso, faça um plano para, o quanto antes, se desligar de funções como embalar produtos e olhar mais para a sua marca e divulgação.

 

  1. Não planejar ou diversificar os produtos

Por fim, é importante tomar cuidado com a sazonalidade dos produtos que você vende em Marketplaces, especialmente se você está no mercado de nicho.

Buscar novidades e diversificar a oferta pode fazer toda a diferença para que as suas vendas não caiam em algumas épocas. 

 

Para quem deseja integrar a loja online aos Marketplaces, ainda é essencial contar com uma ferramenta que apresente uma visão integrada dos canais, como o Anymarket. Assim, é possível controlar melhor os estoques, oferecer um ótimo atendimento ao cliente e potencializar as vendas em todos os canais. 

Quer conhecer mais sobre a ferramenta? Então, veja os benefícios de usar o Anymarket para integrar sua loja com Marketplaces.

    

Uma resposta para “A importância de um bom controle de estoque e vendas”

  1. […] se permita ir além e abordar o assunto de forma completa e integrada com as vendas, que é o que este artigo […]

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