Conheça a importância do SEO no e-commerce

28 de janeiro de 2019

Você já ouviu falar em SEO no e-commerce? Veja como essa estratégia pode melhorar a visibilidade e as conversões da sua loja!

 

O SEO no e-commerce é tão ou mais importante quanto as demais ações de marketing digital. Otimizar a loja para os mecanismos de busca como o Google garante uma boa visibilidade orgânica.

Consequentemente, o e-commerce vende mais e obtém resultados de qualidade a longo prazo.

Será que você não está priorizando as estratégias erradas? Siga com a leitura e entenda qual a importância do SEO no e-commerce!

O que é SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. De forma geral, SEO é um conjunto de ações que visam aumentar as visitas à sua loja virtual por meio das buscas orgânicas no Google e outros buscadores.

O SEO é um trabalho a longo prazo, afinal, o Google muda constantemente o seu algoritmo de forma a entregar os melhores resultados para os usuários.

Para que o seu e-commerce fique bem otimizado, ele deve seguir a uma série de parâmetros. Em linhas gerais, esses parâmetros compreendem a parte técnica do site, o conteúdo e a autoridade dele na internet.

A importância do SEO no e-commerce

Não se engane ao achar que o SEO no e-commerce limita-se apenas a atrair mais visitantes ao seu site.

A estratégia é sim fundamental para garantir uma visibilidade para o negócio a longo prazo. E, o melhor de tudo: captando visitantes altamente qualificados e com grande potencial de conversão.

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No entanto, a importância do SEO no e-commerce também aparece no sentido de ter um site que priorize a experiência do consumidor. Dessa forma, ele também colabora para as conversões provenientes de todas as outras ações do plano de marketing.

Imagine que contar com um e-commerce desatualizado, confuso e que não prioriza uma navegação intuitiva e segura afasta os clientes.

Por isso, pode ser que as suas estratégias de marketing estejam adequadas, mas a ausência de um bom SEO no e-commerce está prejudicando as vendas.

Dicas de SEO no e-commerce

Como dissemos acima, um projeto de SEO é bastante complexo e demanda frequência. Ainda assim, existem alguns pontos que você pode observar no seu e-commerce para dar os primeiros passos. São eles:

1 – Preste atenção ao cadastro de produtos

O grande volume de conteúdo de um e-commerce está na página de produto. Mesmo assim, muitas empresas não dão a devida atenção a isso no momento de cadastrar novos itens.

É essencial que a URL do produto, o título e o descritivo da página sigam as boas práticas de SEO. Para isso, tenha em mente os termos usados pelos seus clientes ao pesquisar antes de comprar aquele item.

Outra dica importante aqui é revisar de tempos em tempos as páginas de produtos. Isso vai ajudar a aprimorar o conteúdo constantemente.

Por fim, use imagens leves e não deixe de otimizá-las também. O atributo ALT, por exemplo, é essencial para melhorar a posição do seu e-commerce no Google.

2 – Pense sempre nos seus clientes

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas muitos projetos de SEO não são pensados no cliente final. E sim, nos desejos de a empresa aparecer mais do que determinados concorrentes.

Pense que o SEO deve colocar o seu site com uma visibilidade boa para os seus clientes. Por isso, as palavras-chave devem ser escolhidas com base no comportamento de compra deles.

Caso contrário, dificilmente o SEO trará resultados positivos no que diz respeito ao ganho de mercado e de faturamento do site.

3 – Fique atento às mudanças

O mercado de marketing digital, de forma geral, é muito dinâmico e muda em grande velocidade. No SEO, não poderia ser diferente!

O Google lança novidades em seu algoritmo constantemente. Por isso, é vital estar atento à essas mudanças para não ficar para trás.

Com certeza, o SEO para e-commerce trará resultados bastante positivos para o seu negócio. E, para atrair ainda mais clientes, é importante implementá-lo em conjunto com outras estratégias.

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