Conheça a importância do design para sua loja virtual

21 de novembro de 2018

Você conhece a importância do design para sua loja virtual? O design vai muito além de uma aparência bonita para o seu e-commerce. Entenda como ele pode ser determinante para encantar os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

O design no e-commerce vai muito além de um atributo para deixar a loja bonita. Ele é fundamental para garantir com que o cliente tenha uma experiência positiva no site.

Além disso, pode ser determinante para que as pessoas encontrem as informações desejadas e, inclusive, as suas vendas sejam maiores.

Se você acha que o design da sua loja virtual está deixando a desejar, não deixe de ler esse artigo. Aqui, você entenderá melhor o que pode ser melhorado para atingir os resultados!

A importância do design para a sua loja virtual

O cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que as palavras. Assim, identificamos e associamos as cores e os demais elementos visuais quase que de forma imediata. O que faz com que criemos uma conexão psicológica e intuitiva instantaneamente.

Isso significa que a primeira impressão é sim a que fica no seu e-commerce. Se ele tiver um design confuso, ultrapassado ou transmitir a sensação errada, com certeza, as pessoas ao menos tentarão navegar nele.

Dessa forma, o design do e-commerce tem algumas funções importantes, como:

Atrair os visitantes

A internet está repleta de informações e somos constantemente bombardeados por elas. Por isso, se destacar em meio à multidão é um trabalho cada vez mais difícil.

Um bom design, como vimos acima, é essencial nessa tarefa. Afinal, ele que vai chamar a atenção e atrair o interesse para que as pessoas acessem o seu site.

Transmitir credibilidade

Cada vez mais, as pessoas usam os elementos visuais para identificar de forma rápida o que é um site profissional e confiável. Só de “bater o olho” já é possível saber se o e-commerce tem ou não essa aparência.

Normalmente, um design clean e moderno transmite mais credibilidade do que um e-commerce antigo e defasado.

 

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Aumentar as conversões

Por fim, o design tem o poder de elevar as conversões da sua loja. Afinal, ele deixa os elementos mais visíveis e atrativos, aumentando as chances de as pessoas se sentirem seguras e efetuarem a compra.

Tipos de design: UX vs. UI

É importante dizer que, dentro do universo do design para e-commerce, existem duas especialidades que se complementam: User Interface Design – UI (Design de Interface do Usuário) e User Experience Design – UX (Design de Experiência do Usuário).

O Design UI tem como objetivo prever as necessidades do usuário para oferecer uma interface que seja fácil e clara para ele. É esse profissional que tem experiência em criar projetos que proporcionem experiências amigáveis ás pessoas.

Já o Design UX é responsável por estudar e melhorar o nível de experiência no site. Sempre objetivando a ação desejada dentro da loja, ou seja, as vendas. Com isso, o profissional analisa as reações dos visitantes e vai ajustando os pontos necessários para melhorar o e-commerce.

Resumindo, o Design UI é responsável, por exemplo, por posicionar os botões, textos e estruturar o processo de compra para que ele fique eficiente.

Ao mesmo tempo, o Design UX utiliza os recursos visuais da melhor maneira para que o cliente tenha uma boa experiência ao acessar e comprar na loja.

Dessa forma, ambas as atividades de design são de extrema importância para que o seu e-commerce se destaque e atraia clientes. Por isso, a atividade vai muito além de escolher as cores que você gosta. Para melhorar ainda mais a experiência do seu e-commerce, não deixe de ler o artigo sobre a importância do teste A/B. E, se você ainda está com um pé atrás sobre investir com tudo em uma loja virtual, não deixe de ler este outro artigo.

    

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