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Como otimizar a taxa de conversão do seu e-commerce

19 de junho de 2019

Veja como calcular e otimizar a taxa de conversão da sua loja virtual ao oferecer experiências melhores aos seus clientes!

 

Otimizar a taxa de conversão de um e-commerce nada mais é do que melhorar a experiência de um visitante no site para que ele compre.

Portanto, não existe uma fórmula de sucesso que fará com que as pessoas comecem a comprar mais. É preciso avaliar, acompanhar indicadores de resultado e testar possibilidades. Assim, você conseguirá descobrir quais os caminhos mais adequados para aumentar a taxa de conversão.

Quer entender melhor sobre como melhorar a experiência do cliente e vender mais no e-commerce? Veja as dicas que separamos a seguir!

Como calcular e acompanhar a taxa de conversão

A taxa de conversão leva em consideração a quantidade de visitas ao e-commerce e o volume de vendas. Dessa forma, ela pode ser calculada da seguinte maneira:

Taxa de conversão (%) = (volume de pedidos / número de visitantes no site) x 100

Se uma loja virtual teve 5 mil visitas em um mês, por exemplo, e fechou 200 pedidos, a sua taxa de conversão no período é de 4%.

Para você ter um parâmetro, a taxa de conversão média para os e-commerces no Brasil é de apenas 1,65%, de acordo com a Experian Hitwise.

Normalmente, uma taxa de conversão baixa aponta que a experiência na loja virtual não é agradável ou intuitiva. Ou, então, que as visitas que estão sendo atraídas ao site não estão dentro do perfil de público desejado. Portanto, é preciso rever as estratégias e divulgações.

Como otimizar a taxa de conversão

1 – Conheça as etapas de compra do seu público

Toda empresa precisa vender para alguém. Isso significa que há um grupo de pessoas, com características ou necessidades em comum, que vão se interessar e valorizar o seu produto. E você precisa saber muito bem quem elas são.

Quando este conhecimento não existe, todas as estratégias de Marketing e a própria apresentação do e-commerce são pensadas com base em achismos. Portanto, as chances de você acertar e, consequentemente, vender bem, serão muito baixas.

Saiba quais são as etapas de compra do seu público, o que eles buscam, como se comunicam etc. Assim, ficará muito mais fácil e eficaz de tomar as decisões certas.

2 – Fique de olho no checkout

O checkout costuma ser um dos momentos da jornada de compra em que as pessoas mais desistem do carrinho. Portanto, esse é um aspecto que demanda uma atenção especial para melhorar a conversão.

Veja se o checkout está claro e é rápido de ser feito. Também garanta que o cliente tenha acesso a todas as informações, especialmente o valor de frete e o tempo de entrega.

3 – Facilite a comunicação

Uma empresa que disponibiliza vários canais de comunicação para o cliente também oferece experiências de compra melhor. Afinal, não há nada pior do que não conseguir tirar uma dúvida ou resolver um problema em um e-commerce.

Garanta com que o acesso à empresa seja rápido e fácil. Aqui, vale a pena apostar em atendimento pelas redes sociais e em chats no próprio e-commerce.

4 – Trabalhe o senso de urgência

Especialmente quando temos um primeiro contato com uma loja, o nosso pensamento é sempre de deixar para comprar mais tarde. Por isso, usar o gatilho de urgência pode ser determinante para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Para tanto, crie algumas estratégias que mostrem para o potencial cliente que ele tem pouco tempo para aproveitar uma boa promoção.

Algumas dicas são de dar frete grátis para os X primeiros compradores, colocar um cronômetro com o tempo restante para um desconto ou mostrar a quantidade de pedidos vendidos.

5 – Teste sempre

Por fim, a melhor maneira de aprimorar a experiência em um e-commerce ocorre por meio de testes A/B.

Para tanto, mude uma ou duas variáveis por vez na página e as exiba para grupos diferentes durante um período de tempo. Depois, analise qual delas trouxe mais resultados para ir implementando no e-commerce aos poucos.

Com isso, você tem mais segurança a respeito do que dá certo ou não e consegue testar possibilidades.

Quer ainda mais dicas sobre como vender mais no seu e-commerce? Então, não deixe de ler também estes dois artigos:

O que é taxa de conversão e como calculá-la?

Dicas para aumentar a conversão do seu e-commerce

    

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