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A crise e o setor de confecções: como manter-se?

11 de novembro de 2015

A situação econômica do Brasil atinge os mais diversos setores do mercado. O enfraquecimento da moeda brasileira e a recessão da economia ligaram o sinal de alerta em muitos empreendimentos no país. A indústria têxtil e o setor de confecções, que já sofriam com os encargos tributários e a pesada concorrência dos produtos importados da China, são segmentos que precisam reformular suas estratégias de trabalho para continuar atuando no mercado nacional de maneira competitiva.

Apesar de todos os desafios impostos, existem estratégias que podem auxiliar na organização e na otimização de alguns processos. Tudo com o objetivo de alavancar os resultados e melhorar os fluxos de produção dentro das empresas. Confira algumas dicas para que a sua confecção se mantenha em alta, mesmo durante tempos de economia fragilizada!

Aprimore a gestão dos processos

A tecnologia é a maior aliada dos negócios, ainda mais em tempos de crise. Não são poucas as ferramentas criadas para otimizar o trabalho e a gestão estratégica de empresas. A maioria delas surgiu da necessidade de integrar os setores de uma corporação. Com o objetivo de aprimorar a comunicação e a gerência de áreas como logística, finanças, vendas e estoque.

Os ERPs — mais conhecidos como sistemas de planejamento de recursos corporativos — são ferramentas muito úteis que possibilitam a visualização e organização de dados sobre todas áreas da empresa. Essas ferramentas fazem com que dados de repartições distintas “conversem” entre si, facilitando na hora de planejar os fluxos de produção e processos e no reconhecimento de erros de estratégia que geram custos desnecessários.

Aposte em um sistema de captação de pedidos

A captação dos pedidos feitos pela equipe de vendas é algo que frequentemente gera ruídos e, em muitos casos, isso só acontece pois o setor ainda utiliza ferramentas manuais para preenchimento das ordens de serviço e pedidos.

Longas planilhas, dados duplicados, documentos enormes para digitação, tudo isso pode ser substituído por sistemas digitais de controle dos pedidos, também conhecidos como força de vendas que, aliados ao ERP, reduzem drasticamente as falhas na área, evitando problemas com cliente e contribuindo para o aumento da rapidez e eficiência.

Aprimorar a gestão de vendas é um desafio que todas as empresas encaram. Nesse sentido, esses sistemas surgiram para otimizar o tempo e facilitar a visualização de informações fundamentais para o trabalho.

 

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Fortaleça a marca através da comunicação

A comunicação empresarial e o inbound marketing surgiram com o objetivo de auxiliar as empresas a se posicionar dentro do mercado. Esse processo de divulgação e fortalecimento da marca requer investimento, mas os retornos são garantidos. Aposte na contratação de serviços de comunicação! Pois vivemos em uma era de revolução nos meios tradicionais e surgimento de novas plataformas de informação e publicidade. Os profissionais dessa área acompanham a evolução tecnológica nesses meios e oferecem soluções para que seu negócio atinja o público-alvo.

Mesmo em época de economia turbulenta, há espaço para as empresas que se preocupam em melhorar a sua maneira de trabalhar e produzir. As novas tecnologias e serviços oferecem as ferramentas necessárias para revolucionar os empreendimentos. Lembre-se de que é preciso se modernizar para acompanhar a concorrência e manter-se em alta no mercado!

Agora que você já aprendeu algumas estratégias para enfrentar a crise, que tal compartilhar as experiências vividas no seu negócio? na estratégia para a redução de custos e aumento da produtividade? Deixe sua opinião nos comentários!

    

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