6 dicas para implantar automação de marketing e reter mais clientes

16 de novembro de 2016

Implantar automação de marketing é o desafio de muitas empresas que entendem a importância do inbound marketing e entendem a importância desse processo para o sucesso da estratégia.

A automação de marketing é o desenvolvimento de uma campanha de marketing digital de forma automática, por meio de ferramentas e plataformas que agilizam tarefas antes executadas de forma manual. Ela é eficiente para reter clientes porque pode ser desenvolvida acompanhando toda a jornada de compra, desde o primeiro contato com o seu site, passando pela construção de um relacionamento, até o momento de decisão final de compra.

Com a automação é possível ir além. Após o fechamento do negócio, você pode elaborar um sistema que dê continuidade ao relacionamento conquistado com o cliente e fidelizá-lo. Veja as dicas que listamos aqui para que você consiga implantar automação de marketing com sucesso na sua empresa:

1. Defina as estratégias e os estágios do funil de vendas

O processo de automação inicia no planejamento e você deve organizar suas estratégias de acordo com os objetivos da sua empresa. Pense em desde como seu lead será atraído, que pode ser por campanhas patrocinadas, landing pages, redes sociais, entre outras, até a estrutura do seu funil de vendas.

Você tem que estruturar como pretende trabalhar com os leads em cada etapa do funil, e isso inclui desde a organização das listas de e-mails, definição dos conteúdos, abordagens, gatilhos mentais e ofertas de materiais ricos.

2. Colha mais informações de seus leads

Conhecer seu cliente é fundamental para implantar automação de marketing no seu negócio. Por isso, quanto mais informações você conseguir sobre ele, melhor. Aproveite o funil de vendas e insira nas etapas que achar mais convenientes, pequenos questionários, enquetes ou ações que permitam que você obtenha respostas importantes e significativas para suas estratégias.

O assunto dos e-mails e os temas dos materiais, bem como dos artigos de blogs, possibilitam uma importante análise do que está convertendo melhor. Aproveite essas informações!

3. Defina bem os conteúdos para o funil de vendas

Para reter mais clientes, você precisa conhecer bem o seu público e saber que nem sempre quem entra no seu site é um cliente em potencial. Por isso, produza conteúdos assertivos de acordo com seus objetivos, assim você tem chances de atrair quem realmente tem interesse pelo que você oferece.

Fuja de assuntos muito gerais, seja objetivo na definição dos conteúdos, principalmente os de atração. Utilize corretamente as palavras-chave e sempre estimule o lead a avançar para a próxima etapa do funil.

implatação de automação de marketing para gerar mais vendas

4. Escreva emails que sejam (de fato) lidos!

A elaboração de bons emails é algo crucial para implantar automação de marketing de forma eficiente. Eles têm por objetivo “aquecer” os leads com conteúdos educativos até que eles atinjam o perfil de “lead qualificado” ou sejam, estejam mais próximos ao perfil de compra da sua empresa. Chamamos esse processo de nutrição de leads.

Contudo, ninguém deseja ficar recebendo emails que parecem terem sido enviados no “automático” e para milhares de pessoas. Dessa forma, busque redigi-los de forma empática e pessoal. O conteúdo escrito deve ser interessante, promover o engajamento e sempre gerar no lead o desejo por receber o próximo email ou fazer determinada ação. Para fazer isso, não é necessário eleger palavras difíceis ou rebuscadas, pelo contrário, seja o mais simples e direto possível. O que realmente deve prevalecer é a relevância do conteúdo.

Veja, abaixo, algumas dicas que podem tornar essa tarefa bem mais fácil:

  • Escreva um título que seja impossível de não abrir
  • Se possível, personalize seus emails com o nome da pessoa que irá recebê-lo
  • Otimize suas newsletters para mobil
  • Não envie emails com alta frequência
  • Menos é mais. Evite emails longos e vá direto ao ponto
  • Ajude. Seja gentil. Seja um grande amigo
  • Diga aos leitores porque eles recebem seus emails e onde se cadastraram
  • Pare de falar apenas sobre você
  • Ofereça uma recompensa
  • Se possível, evite imagens
  • Insira Múltiplos Links
  • Deixe sua Call To Action Visível
  • Utilize o poder dos P.S.
  • Aprenda com os Melhores
  • Continue Sempre Testando

5. Faça testes constantemente e esteja presente no processo

É um engano achar que a automação pode fazer tudo por si só. É importante que você esteja presente acompanhando a movimentação de conteúdos que estão sendo enviados, taxas de aberturas de e-mails, rejeições, duração entre o primeiro contato e a finalização da compra etc.

Leia também: Automação de marketing: 03 motivos para realiza-la no seu e-commerce

Coloque-se no lugar de possíveis clientes com perfis e interesses diferentes e seja um lead do seu sistema. Acompanhe o fluxo e analise se ele é satisfatório e realmente o convence. Procure por falhas e pontos que podem ser melhorados.

Os testes A/B são excelentes para aplicar com seu público e ver o que mais converte. Mude cores, layouts, abordagem da mensagem, imagens, entre outros elementos, principalmente o assunto do e-mail marketing, que é o ponto fundamental para o sucesso de uma campanha.

6. Ao implantar automação de marketing, fique atento às métricas

Testar e experimentar na prática são ações importantes, mas é preciso ainda mais para conseguir sucesso no seu trabalho. A automação de marketing pode ser mensurada, veja as principais métricas:

  • CTR: é o resultado da quantidade de cliques numa chamada para ação dentro da sua mensagem, dividida pela quantidade de e-mails que foram enviados;
  • Taxa de Abertura: é o resultado entre o número de e-mails abertos dividido pelo número de e-mails entregues;
  • Taxa de cliques: parecida com o CTR, mas aqui o cálculo não é com e-mail enviados, mas sim a relação entre cliques em chamadas para ação e e-mails abertos;
  • Volume absoluto: é a quantidade total de leads que concluíram o funil de vendas e chegaram à conversão.

O que achou das nossas dicas sobre a da automação de marketing para o seu negócio? Deixe um comentário no post e contribua com mais informações!

    

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