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5 coisas que não se deve fazer no checkout do e-commerce

31 de janeiro de 2020

5 coisas que não se deve fazer no checkout do e-commerce: O abandono de carrinho tem sido um obstáculo corriqueiro no crescimento do seu e-commerce? Se sim, saiba que, apesar de ser uma reclamação comum entre os gestores, há formas de reverter a situação e melhorar o processo de checkout da sua empresa. 

Em um levantamento, a Baymard Institute identificou que esse abandono é um comportamento comum entre 26% dos consumidores, que levam em consideração a necessidade de criar uma conta na loja virtual (55%) e surpresa com custos extras ao final do pedido (34%) como razões para não finalizarem a compra. Além disso, um estudo da Inteligência Rock Content, mostrou que 80% das pessoas que abandonam carrinhos, tem como principal motivo a dificuldade no momento do checkout. 

 

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Então, levando em consideração esses fatores, selecionamos 5 coisas que não se deve fazer no checkout do e-commerce, garantindo assim, um resultado mais satisfatório e lucrativo. Confira! 

 

01 – Não tenha muitas etapas no checkout do e-commerce 

A primeira coisa que você deve fazer para evitar abandono de carrinho é diminuir as etapas de checkout, quer o seu negócio seja um site de viagens, serviços jurídicos ou um e-commerce de moda. Isso porque, esse, provavelmente, é um dos maiores fatores para os clientes não finalizarem suas compras. 

Com um mundo de pessoas imediatistas e conectadas, tudo que os eles desejam é um processo simples e rápido. Contudo, as muitas telas podem quebrar o caminho natural de compra, além de dar ao usuário o tempo de repensar a aquisição e desistir do item. 

Por isso, o ideal é que essa etapa seja otimizada e tenha, no máximo, três etapas: 

  • Cadastro de informações;
  • Método de pagamento;
  • Confirmação

Assim, você terá apenas as informações mais importantes e indispensáveis. 

 

2 – Ofereça diversas formas de pagamento

Com o surgimento de bancos virtuais e diversas formas de simplificar a compra dos consumidores, uma estratégia para evitar abandono de carrinho é proporcionar muitas opções de pagamento, não apenas duas, como era comum anteriormente. Assim, além de garantir o compra, você consegue atender melhor todos os públicos que desejam adquirir o seu serviço/produto. 

Inclusive, mesmo que a maioria dos consumidores já possuem um cartão de crédito, não são todos que querem ou podem utilizá-lo naquele momento. Por isso, opções como o boleto, transferência bancária e pagamento em dois cartões são ideais para atrair e aumentar a conversão. 

 

03 – Proporcione um ambiente seguro 

Para evitar que os clientes fiquem apreensivos com o processo de compra online, é essencial que o ambiente de checkout seja um ambiente seguro. Passar essa confiança ao consumidor assim que ele acesse o site também reduzirá a taxa de abandono de carrinho

Uma das formas mais eficazes de fazer isso é inserir cadeados e selos de segurança na página. Assim, além de deixar o checkout do e-commerce mais seguro, esses sistemas também aumentam a credibilidade da empresa.

 

04 – Mantenha a transparência e objetividade 

Uma comunicação transparente e objetiva em todo o site é o diferencial de muitas empresas. Afinal, proporcionar etapas e informações de forma clara para o cliente que optou pelo seu produto, é a melhor maneira de fidelizá-lo ainda mais. 

Então, avaliando o que evitar no checkout do seu e-commerce, a busca por informações que não são pertinentes para o momento deve ser um ponto de alerta e revisão. 

Por isso, procure manter os formulários curtos e com um layout intuitivo para o consumidor. Assim, com menos erros, ele irá concluir a compra rapidamente e, provavelmente, com maior frequência. 

Se você deseja entender ainda mais sobre esse aspecto, clique e conheça as vantagens de ter um checkout transparente

 

05 – Otimize sua página

Em uma loja virtual, o que todo consumidor espera é realizar sua compra de forma simples, rápida e fácil. Entretanto, pode ser desgastante demais tentar realizar esse processo e se deparar com falhas de carregamento justamente no checkout. 

Para evitar que problemas desse tipo aconteçam e acarretem em mais um abandono de carrinho, é essencial dar máxima atenção a usabilidade da página, garantindo uma execução impecável em qualquer tipo de plataforma. 

Afinal, lembre-se que, antes de tudo, a compra precisa ser fácil.

Ficou alguma dúvida ou deseja mais dicas? Clique aqui e saiba como otimizar o checkout do seu e-commerce.

    

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