05 dicas de como otimizar processos na sua empresa

12 de dezembro de 2018

Dicas de como otimizar processos na sua empresa: Otimizar processos é sinônimo de aumentar a produtividade e a competitividade do negócio. Veja como levar a sua equipe para outro patamar com estas dicas!

Muitas vezes, o que falta para aumentar a competitividade e reduzir custos está bem diante de nós. É exatamente por isso que otimizar processos pode ser uma tarefa com resultados surpreendentes.

Quando falamos da área de vendas, organizar tarefas, definir atividades e alocar profissionais é ainda mais importante. Afinal, é esse tipo de postura que fará com que a sua empresa venda mais e melhor.

Continue com a leitura e veja 5 dicas de como otimizar processos na sua empresa para começar o quanto antes!

1 – Entenda o cenário atual

Você só saberá como otimizar processos se conseguir visualizar onde estão os gargalos e os pontos fortes da equipe e da empresa.

Por isso, o primeiro ponto é mapear as tarefas e os responsáveis atuais. Assim, você conseguirá enxergar o cenário como um todo para entender o que faz e o que não faz sentido.

05 dicas de como otimizar processos na sua empresa

Nesse momento, também é fundamental aliar a análise do cenário atual com os objetivos da área e da empresa como um todo. Com isso, fica mais fácil de entender se e como as metas estão sendo alcançadas.

Outro ponto importante aqui é envolver a equipe. Afinal, ninguém melhor do que quem está na linha de frente para apontar o que precisa ser melhorado.

2 – Desenhe os novos processos

Com o diagnóstico realizado em mente, é chegado o momento de traçar os novos processos. Elimine aquilo que não faz sentido e atribua as tarefas certas para as pessoas mais adequadas.

Pense em como você pode tornar a empresa e a equipe mais produtiva e ágil. Trace fluxos que sejam adequados para a realidade do mercado e que vão de encontro aos objetivos.

Aqui, vale a pena compartilhar com a equipe novamente os novos processos. Assim, você consegue avaliar se eles estão mais otimizados ou não.

Por fim, pense em maneiras de tornar o trabalho mais autônomo e menos complexo. Quanto mais fácil for de resolver problemas, maior será a criatividade e o desempenho da equipe.

3 – Conte com o apoio da tecnologia

Processos otimizados é sinônimo de ferramentas e de automação. Caso contrário, as tarefas serão extremamente manuais.

A tecnologia facilita o fluxo de trabalho, diminui erros e ainda ajuda a organizar dados de clientes. Com isso, inclusive, o atendimento aos clientes melhora e é possível que uma pessoa substitua outra da equipe facilmente.

Além disso, a tecnologia ajuda a acompanhar os novos processos e revisá-los constantemente. Melhorando ainda mais o fluxo e a produtividade de trabalho.

4 – Aposte em comunicação e motivação

Esses dois itens fazem toda a diferença para levar a equipe a outro nível. Uma comunicação eficaz e transparente permite integrar a equipe e aumenta a sinergia entre as pessoas.

Dessa forma, o ambiente de trabalho fica mais leve e elimina-se as fofocas e os receios. Além disso, uma boa comunicação já é meio caminho andado para uma equipe engajada.

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A motivação, por sua vez, é resultado da confiança depositada na equipe e do reconhecimento pelas conquistas. Ao dar feedbacks para as pessoas e mostrar que você apoia as suas decisões, o envolvimento é maior. Consequentemente, há mais produtividade e criatividade.

5 – Não deixe o treinamento de lado

De nada adianta otimizar processos se a sua equipe não tiver o conhecimento necessário para extrair o melhor das ferramentas no dia a dia. E, para isso, as capacitações constantes são essenciais.

Aplicar treinamentos na equipe é investir no desenvolvimento pessoal e manter a empresa atualizada. Tenha em mente que não há nada mais valioso do que o capital humano, por isso, esse não é um ponto em que você deve economizar.

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Quer receber mais dicas sobre como melhorar a atuação da sua equipe? Leia este artigo e veja como um sistema de força de vendas pode ajudar o seu departamento comercial!

    

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