04 dicas para aumentar a conversão do seu e-commerce

7 de fevereiro de 2019

A conversão do seu e-commerce estacionou e você não consegue evoluir? Veja essas 4 dicas para superar alguns gargalos e vender mais!

 

Saber como aumentar a conversão do e-commerce é uma daquelas questões que deixam os gerentes passarem noites em claro. Afinal, muitas vendas são perdidas por causa do abandono de carrinho.

Para você ter uma ideia, estima-se que um e-commerce tenha uma taxa de 50% a 70% de perda no momento do checkout. Isso seria equivalente a você atrair o seu consumidor para dentro da loja, incentivá-lo a pegar os produtos desejados, mas ele ir embora assim que entrasse na fila do caixa.

Apesar de este cenário parecer caótico, você não precisa se assustar. Há algumas atitudes que podem ser adotadas para que você pare de perder vendas. Quer saber como?

Continue com a leitura e veja importantes dicas para aumentar a conversão do seu e-commerce!

1 – Dê mais atenção para o seu checkout

Muitas vezes, todos os esforços do e-commerce ficam voltados à página inicial e à apresentação dos produtos. Com isso, o checkout fica esquecido e, portanto, se torna confuso, difícil e muito demorado para o cliente.

Para você ter uma ideia, cerca de 35% dos clientes abandonam as compras porque as lojas solicitam que eles criem uma nova conta para concluí-las. Ou seja, por um pequeno deslize, você pode estar perdendo muitas vendas!

O ideal é que o checkout possa ser realizado de forma rápida e simples. Assim, você pode oferecer um login integrado com o Facebook, por exemplo. Ou, então, deixar que o cliente compre apenas informando o e-mail para depois preencher os demais dados.

O importante é oferecer um processo rápido e pedir apenas as informações necessárias para a compra. Assim, as chances de os seus clientes desistirem são menores.

2 – Prove que o seu site é confiável

Quem nunca começou a fazer uma compra online e acabou desistindo no pagamento porque desconfiou da credibilidade da loja? Saiba que o seu site pode estar pecando justamente nesse ponto.

E-commerces de marcas menos conhecidas precisam reforçar ainda mais a questão da confiança. Portanto, se você não é um grande varejista, é essencial que o seu site tenha certificação SSL.

O certificado exibe um cadeado no canto superior esquerdo do navegador para comunicar que o site é seguro e criptografado.

Outra forma de transmitir mais confiança é exibir os selos de segurança e de cartão de crédito em todo o site, assim como na página de pagamento.

Por fim, mantenha a mesma identidade visual em todo o site. Dessa forma, você se posiciona de uma maneira consistente e transmite muito mais profissionalismo.

3 – Administre os erros em tempo real

É muito comum que os clientes digitem dados errados no checkout, como trocar a data de nascimento pela validade do cartão.

Para evitar, é importante que você avise as pessoas no momento em que o erro acontecer. Use mensagens amigáveis, breves e informativas para isso. Assim, o cliente percebe o erro de forma mais rápida e não desiste da compra.

4 – Não deixe o mobile de lado

O acesso à internet via smartphones cresce de forma rápida. Para você ter uma ideia, os celulares já representam 51,3% do acesso mundial à internet.

Ainda assim, as conversões em e-commerce pelo celular ainda estão muito atrás das realizadas em desktop. Afinal, a loja virtual precisa ser desenvolvida pensando nesse fim para se tornar mais intuitiva.

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Por isso, é fundamental seguir o conceito de “mobile first”. Ou seja, desenvolva o site para que ele seja utilizado primeiro em dispositivos móveis e depois no desktop.

Garanta com que a experiência do usuário seja boa no celular em todas as etapas da compra, principalmente no checkout. Adapte as imagens, desenvolva formulários simples e funcionais e facilite o preenchimento dos dados pelos usuários.

Com isso, a experiência de compra se torna muito mais positiva e otimizada. Aumentando, assim, as taxas de conversão.

Quer receber mais dicas para melhorar ainda mais as suas conversões? Então, não deixe de ler também este artigo: Saiba como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce

    

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