Marketing de moda: como escolher o tema ideal para sua coleção

13 de janeiro de 2017

Quando se trabalha com marketing de moda e criação, é importante, a cada estação, desenvolver uma nova coleção para atrair a atenção e fidelidade dos clientes. A criação de uma coleção de moda é um processo que demanda tempo, investimentos, pesquisas e planejamento já que é indispensável criar o que seu público quer encontrar em um produto.

Há diversos pontos importantes nesse processo que não podem ser deixados de lado. Aqui, listamos alguns passos que devem ser observados em seu planejamento para garantir o sucesso de sua nova coleção junto aos consumidores, otimizando, inclusive seu sistema de força de vendas.

Saber quem compra suas peças

Mesmo que o mercado de moda seja definido por “masculino, feminino e infantil”, é preciso segmentar o seu público consumidor. Assim, tenha total controle dos hábitos de consumo, faixa etária, estilo de vida, acesso a catálogos online, uso intenso de redes sociais e todo tipo de informação que ajudem a atingir seu consumidor por meio de seu perfil.

Por dentro das tendências

Pesquisa é palavra de ordem nesse processo. Sendo assim, mergulhe de cabeça nas tendências do mercado de moda. Tenho conhecimento das previsões de consumo quanto ao uso de cores, tecidos, estampas, acessórios, aviamentos, bordados, tingimentos, materiais, entre outros.

Escolha seu tema

O tema é que define o conceito de sua nova coleção. Não há regras para essa escolha, mas quando o assunto é definido, requer aprofundamento e conhecimento dos detalhes para evitar interpretações superficiais. Quanto mais se conhece da temática escolhida, maiores são as possibilidades de criação, inventividade e acertos que o profissional de marketing de moda terá.

marketing de moda

Defina seus elementos

Com o tema escolhido e estudado, chegou a vez de definir suas cartelas de cores, materiais e estamparia. Esses serão os elementos que darão o tom da sua coleção, criarão identificação com os clientes e tornarão suas peças comerciais. Lembre-se de ser detalhista: pense em elementos de construção como linhas, etiquetas e zíperes, por exemplo. Dê atenção aos itens decorativos como franjas e botões. E foque na escolha correta dos tecidos para cada estação.

Inspire-se

Um dos passos mais divertidos no marketing de moda, na criação de uma coleção, é a montagem do painel de inspiração. É nele que poderão ser reunidas as imagens que traduzem o tema escolhidos por meio de fotos, desenhos, gravuras e recortes que irão virar a fonte de associações na hora de extrair ideias para criação de estampas exclusivas, modelagens e detalhes para as peças, por exemplo.

Jogando ideias no papel

Definida toda a inspiração de sua coleção, chega a hora de colocar tudo no papel. Criar esboços, sem compromisso com o designer e a estética, é importante para dar uma cara à imaginação. A partir daí, é hora de transformar os primeiros rabiscos em croquis e desenhos técnicos, com o refinamento e os detalhes que ainda não estavam nos esboços, que reunirão as informações necessárias para a confecção das peças.

Tirando as ideias do papel

Com todos os detalhes para a confecção das peças definidos e listados, é preciso transformar as ideias em realidade. Assim, é feita a modelagem e a peça piloto de cada produto, são os protótipos. Essa etapa é extremamente importante porque é nesse momento em que se pode ter noção se o que foi desenhado é possível ser executado.

Produzindo e vendendo

Depois das inúmeras modificações, com os protótipos todos aprovados e a produção da coleção a todo vapor, é preciso criar estratégias de divulgação e venda de suas novas peças. Atualmente, as redes sociais são meios indispensáveis nesses quesitos. A popularidade de sites como o Instagram e o Snapchat pode, e deve, ser usada a seu favor. Além disso, invista na internet! Crie de um site de moda para aumentar as vendas online, escreva texto com assuntos relacionados em um blog e volte suas atenções para as plataformas de e-commerce.

Lembre-se: criatividade e visão de mercado andam juntos quando se fala em marketing de moda. Pesquise, se informe e invista cada vez mais para expandir seus negócios e conquistar ainda mais clientes. Achou esses passos importantes para o crescimento do seu negócio? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais!

    

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