A importância do sistema CRM para a qualidade das suas vendas

16 de maio de 2017

Com a grande concorrência no mercado online, as empresas sabem que a satisfação do cliente vem em primeiro lugar e algo bem buscado é o sistema CRM. Tanto é que a grande preocupação da maioria delas, é justamente conquistar e manter esse cliente fiel à sua marca. Para auxiliar os empreendedores no cumprimento desse propósito, vários softwares e ferramentas de vendas  estão disponíveis atualmente.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, vamos falar hoje sobre os sistemas CRM. Quer saber se eles podem ser úteis para a sua empresa? Continue acompanhando este post!

O que é um sistema CRM?

O CRM (Customer Relationship Management), ou simplesmente gestão do relacionamento com o cliente, é um sistema que tem como foco a satisfação do consumidor. Ou seja, é uma estratégia utilizada pelas empresas para atender às necessidades desse consumidor ou cliente em potencial para manter um longo relacionamento com o mesmo.

Nesse tipo de sistema, todos os holofotes estão voltados para o cliente. Ele é colocado no centro do negócio, de forma que todas as estratégias passam a ser realizadas em função de sua satisfação, visando a fidelizá-lo e a torná-lo um divulgador da empresa no mercado.

Essa interação com o consumidor, além de trazer uma melhora qualitativa nas vendas, facilita todo processo de gestão do negócio. Que passa a contar com uma base de dados sempre atualizada de seus clientes.

Por que um sistema de CRM é importante para minha empresa?

Com o sistema CRM é possível entender e atender aos pedidos dos clientes com maior agilidade, uma vez que a empresa terá todo o histórico de seus clientes armazenados em sua base de dados. Um software de vendas/CRM é importante, então, para que sua empresa possa conhecer os hábitos de seus consumidores, podendo atendê-los de acordo com a sazonalidade, seu ticket ou tipo de compra, além de prever seus próximos passos e assim estar presente no momento em que ele buscar pelos seus serviços.

CRM é, portanto, mais que uma solução tecnológica, é um meio de conquistar clientes de forma eficiente. Sem ser apelativo ou invasivo demais. Fazer uma abordagem agradável e educada pode ser o seu diferencial na hora de vender. Com um sistema como CRM você pode criar um perfil perfeito do seu target e trabalhar adequadamente na conquista deles.

Como um software de CRM pode melhorar minhas vendas?

Mantém seu cadastro de clientes sempre atualizado e categorizado

Com um software de CRM você pode dar adeus às velhas planilhas de cadastro de clientes,  pois eles são capazes de guardar uma infinidade de dados totalmente automatizados. Muitos deles facilitam não só o acesso aos dados cadastrais e os contatos de clientes, como também aos de vendedores ou fornecedores. Eles podem, ainda, ser programados para executar várias tarefas que buscam sempre o bem-estar do cliente (o foco principal de qualquer negócio).

Ajuda a manter contato constante com o cliente

Não é sempre que conseguimos fechar uma venda logo de cara. Às vezes o cliente pede para retornar a ligação ou enviar um e-mail mais tarde, mas, com tantas responsabilidades, estamos sempre sujeitos a esquecer e perder o cliente. Um software de CRM pode ser a solução para casos como esses: ele possui funções para lembrá-lo de seus compromissos com esses clientes. É uma maneira de estar sempre em contato direto e manter o relacionamento, de forma que o cliente também não se esqueça de você.

Auxilia a identificar as melhores oportunidades de vendas

Com um bom sistema CRM em mãos, você poderá verificar quais são os seus clientes de maior potencial. O sistema fornecerá dados precisos sobre os compradores, e sua equipe não perderá tempo com clientes que não trazem retornos.

Facilita o fechamento de uma negociação

Uma das melhores coisas que um software CRM pode fazer pelas vendas é a abordagem certa ao cliente certo. Ele conhece todas as preferências e hábitos de compra desse consumidor. Ele cruza informações e assim pode oferecer ao cliente algo sempre relacionado ao seu perfil de compra. Isso é feito de maneira tão inteligente que o cliente não percebe estar adquirindo outro produto além do que queria.

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