Os 4 erros do marketing digital de moda nas redes sociais

20 de janeiro de 2017

Inúmeras marcas de moda fazem uso das redes sociais na sua estratégia de divulgação de produtos. Mas, o que muitas delas não sabem é que podem podem estar cometendo alguns dos principais erros do marketing digital.

Podemos dizer que essas plataformas são indispensáveis em qualquer estratégia de marketing digital, pois proporcionam resultados efetivos, alcançando e fidelizando os mais diversos segmentos de público, angariando novos clientes para a marca e contribuindo para a construção de uma reputação positiva no ambiente on-line. Mas, é necessário ter cuidado para não cometer erros que podem comprometer todo o seu planejamento. Facebook, Instagram ou YouTube, não importa qual a rede escolhida: é preciso implementar ações segmentadas e evitar práticas que podem prejudicar a imagem de qualquer empresa de moda.

Para ajudar a sua marca a conquistar espaço nas redes sociais, listamos nesse post alguns dos equívocos mais frequentes durante a implementação de uma estratégia digital. Confira: 

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Os 4 principais erros do marketing digital de moda nas redes sociais

1. Não interagir com os internautas

Sua marca posta uma foto de uma linda peça e, minutos depois a imagem recebe uma quantidade grande de comentários do tipo “Que linda a peça”, ou “Onde posso comprá-la”. Mas, não há nenhuma resposta adequada aos usuários e, consequentemente, sua empresa peca na interação. Pois bem,  esse é um dos principais erros do marketing nas redes sociais.

Não basta ter um perfil nas redes sociais. É preciso realmente interagir com os seguidores. O objetivo gerar credibilidade e construir um bom relacionamento com os clientes — antigos, novos e potenciais — para fechar mais vendas.

Por isso, ao postar nas redes sociais, é interessante trabalhar bem as legendas para incentivar a participação dos seguidores com curtidas e comentários.

Além disso, é essencial responder os comentários (positivos ou negativos) postados, procurando esclarecer dúvidas, solucionar problemas e oferecer conteúdo útil para o público-alvo.

 

2. Ignorar as especificidades do público de cada plataforma

Facebook, Twitter, Instagram etc. Cada rede social possui seu público, com características específicas em termos de conteúdo e, principalmente, de linguagem. Um dos erros que mais acontecem é a divulgação de posts com o mesmo padrão de comunicação em diferentes plataformas.

O Instagram, por exemplo, possui uma linguagem mais informal e rápida, além de ser voltado para a postagem de fotos e vídeos. Já o LinkedIn requer uma linguagem mais formal e prioriza a divulgação de textos longos e links de sites.

Por isso, é ideal adaptar as mensagens às diferentes redes sociais, conciliando os objetivos da empresa com as características específicas de cada um dos públicos-alvo.

 

erros do marketing digital de moda nas redes sociais

 

3. Não ter periodicidade de postagem

A falta de periodicidade em publicar nas redes sociais, principalmente no mercado de moda, não conquista clientes, não contribui para o aumento de seguidores e nem gera vendas.

Por isso, é preciso desenvolver um calendário para definir a frequência ideal de postagens, suficiente para conquista visibilidade na internet e aumentar o volume comercial no meio digital.

A partir desse calendário, é possível planejar também o conteúdo a ser divulgado, incluindo os assuntos, as imagens, as campanhas e as promoções. Uma boa dica é conciliar esse cronograma com as datas comemorativas.

4. Não fazer nenhuma ação promocional

Ações promocionais são essenciais para transformar clientes em fãs e divulgadores de marcas de moda. O problema é que muitas empresas se esquecem disso ou simplesmente subestimam o potencial das promoções.

Uma ação bem interessante é a oferta de descontos para novos clientes. Além disso, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para a realização de promoções temáticas, que podem conjugar dois ou mais atrativos como produtos com preços mais baixos — sem comprometer os lucros —, brindes ou cupons de compra.

A realização de ações ou concursos culturais periódicos agrada aos clientes e aumenta a influência de uma marca no cenário digital.

Gostou das nossas orientações? Evitar esses principais erros do marketing de moda já será meio caminho andado para que sua empresa conquiste o seu espaço e o sucesso nas redes sociais. E lembre-se de que toda estratégia deve ser segmentada, voltada para os interesses do público-alvo e de acordo com o posicionamento da empresa.

Você tem alguma dúvida sobre como usar as redes sociais de forma positiva para marcas de moda? Deixe seu comentário. Além de esclarecer suas dúvidas, você encontrará outras dicas valiosas para expandir os seus negócios.

    

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